Conselho Estadual discute implementação de políticas públicas para as mulheres

07/06/2024

A Casa da Mulher Brasileira sediou, nesta sexta-feira (7), reunião do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM), órgão que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM). Foi abordada a implementação de políticas públicas no Estado, a partir do Plano Plurianual Participativo (PPA), em várias áreas, a exemplo da Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Cultura, Desenvolvimento Rural e Urbano, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade.

A chefe de gabinete da SPM, Aldinha Sena, representou a secretária e presidenta do CDDM, Elisangela Araújo, na atividade. Ela explicou que o CDDM tem um papel estratégico de propor e acompanhar a execução das políticas públicas, que a partir da plataforma Elas à Frente, coordenada pela SPM, são desenvolvidas de maneira transversal em todas as esferas de governo. “Estes encontros com o CDDM são fundamentais tanto para o processo de escuta e construção quanto para o acompanhamento e monitoramento da execução das políticas no âmbito do PPA.    Portanto, este é um espaço onde a gente aprofunda as nossas políticas “, afirmou.

A vice-presidente do CDDM, Samêhy Pataxó, falou sobre a importância das reuniões do conselho. “Aqui a gente trata da especificidade de cada segmento, discute e apresenta as nossas ponderações para que sejam colocados em prática os direitos das mulheres”, afirmou.

Além da SPM, fazem parte do CDDM, representantes das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial; Educação; Saúde; Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social; Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; e Segurança Pública. O Conselho tem ainda representantes da sociedade civil, sendo de organizações de mulheres, que atuam na luta pela defesa dos direitos da mulher; da comunidade acadêmica vinculada ao estudo da condição feminina; das trabalhadoras rurais e urbanas; e das mulheres negras e indígenas.