Projeto Margaridas

.

 

Realização da SPM-BA em parceria com o governo federal, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o projeto Margaridas foi estruturado em um conjunto de quatro metas e 11 atividades, com o intuito de beneficiar trabalhadoras rurais e dotá-las de informações e conhecimentos que coíbam a violência e conduzam para a autonomia econômica.

A estimativa é que entre 2016 e 2017, o projeto tenha chegado a 14.086 trabalhadoras, mais de 400 grupos produtivos de mulheres em 20 territórios de 143 municípios. Foram realizadas 360 rodas de diálogo, 147 oficinas e mais de 200 expositoras em feiras.

Já em 2018, foi realizada a compilação e análise preliminar dos dados do Mapeamento de Grupos Produtivos das Mulheres que trabalham nos diversos segmentos da área rural. A participação das mulheres representou 66,7%, muitos são negócios pequenos e a comercialização se dá, principalmente, em feiras, mercados, porta a porta, feiras de agricultura e agroecológica, restaurantes, festivais e programas do governo.