Marisqueiras com Orgulho, Quilombolas para Sempre

.

Idealizado em 2015, o projeto Marisqueiras com Orgulho, Quilombolas para Sempre objetiva o cultivo comunitário de ostras para mulheres marisqueiras e quilombolas, em Maragojipe. Teve início em março de 2016, com a implantação das primeiras bancadas de bambu às margens dos manguezais nas comunidades extrativistas de Capanema e Baixão do Guaí. O projeto foi desenvolvido com o apoio da SPM-BA em parceria com Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, a Fundação Vovó do Mangue, a Rare Brasil e a Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape/ICMBio.

O objetivo é gerar uma alternativa econômica viável para as famílias de marisqueiras da região, as quais são afetadas pela atual escassez dos estoques de ostras e lambretas no estuário da reserva, e contribuir com a autonomia financeira destas mulheres que, em sua maioria, são as chefes das famílias.

A SPM-BA repassou R$ 41 mil para compra de equipamentos (depuradoras e freezers), de fardamento e botas apropriadas para o trabalho no mangue e durante os meses de formação promoveu oficinas de capacitação.

Em 2018, o Prêmio Barra Mulher homenageou pela primeira vez, em nove edições, um coletivo de mulheres, dando destaque ao cooperativismo no universo da produção feminina, premiando as marisqueiras do Mariquilombo. Em 2017, o projeto foi um dos dez contemplados com o Troféu Consulado da Mulher.