Caravana Respeita as Mina

.

 

A Caravana Respeita as Mina tem como objetivo sensibilizar a população em relação à temática do enfrentamento à violência contra as mulheres e fortalecer a rede especializada de atendimento local às mulheres em situação de violência nos municípios.

Iniciada em 2016 com o nome Caravana Cravos e Rosas, em 2017 se ampliou e passou ao formato atual. A Caravana Respeita as Mina conta com a parceria do Instituto Avon e apoio da ONU Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM).

Até 2018, foram realizadas 21 caravanas, atingindo um público de 2.573 mulheres de 20 municípios em nove territórios de identidade. As caravanas serviram de modelo para o Projeto Respeita as Mina Litoral Sul, realizado por meio de convênio federal, seguindo os mesmos moldes, e abrangendo 26 municípios do Território de Identidade Litoral Sul. O Projeto foi concluído no primeiro semestre de 2020. No total, foram realizadas 47 caravanas.

Municípios atendidos pela Caravana Respeita as Mina:

Mata de São João, Lauro de Freitas, Simões Filho, Alagoinhas, Feira de Santana, Juazeiro, Tancredo Neves, Valença, Jequié, Cruz das Almas, Itabuna, Teixeira de Freitas, Salvador, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Camaçari e Amargosa.

Municípios atendidos pela Caravana Respeita as Mina Litoral Sul:

Almadina - Arataca - Aurelino Leal - Barro Preto - Buerarema - Camacan - Canavieiras - Coaraci - Floresta Azul - Ibicaraí - Ilhéus - Itabuna - Itacaré - Itaju do Colônia - Itajuípe - Itapé - Itapitanga - Jussari - Maraú - Mascote - Pau-Brasil - Santa Luzia - São José da Vitória - Ubaitaba - Una – Uruçuca.