SPM inicia ações contra o abuso e a importunação sexual durante os festejos juninos

06/06/2024

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) iniciou, nesta semana, uma série de atividades alusivas à prevenção e ao enfrentamento às violências de gênero durante os festejos juninos. Os municípios de Irecê, Mulungu do Morro, Souto Soares, Ibititá, Presidente Dutra e Itajuípe recebem profissionais de diversas áreas da secretaria para ações que vão da formação ao atendimento na unidade móvel.

A secretária das Mulheres do Estado, Elisângela Araújo, falou sobre a parceria com os municípios e destacou a importância da prevenção. “O nosso trabalho de prevenção e de enfretamento às violências de gênero é uma rotina, mas potencializamos durante as festas com grande aglomeração de pessoas. Para isso, teremos equipes atuando em parceria com outras secretarias de Estado nas ações transversais da Plataforma Elas à Frente, com os municípios e toda uma rede de apoio, atuando fortemente para que as mulheres possam aproveitar o São João e o São Pedro como deve ser, com alegria e tendo o respeito e a sua dignidade preservadas”, afirmou.

Nesta terça-feira (4), foi realizada uma formação sobre fluxos de prevenção à violência contra as mulheres, no Colégio Modelo de Irecê, no âmbito do programa Oxe, me respeite, da SPM. Foram apresentadas as ações da secretaria, com foco nas prevenção e os encaminhamentos para as redes de apoio em caso de ocorrências. A iniciativa envolveu pessoas que irão trabalhar nos circuitos das festas, a exemplo de trabalhadores ambulantes, servidores municipais das áreas da Saúde e da Segurança. A mesma atividade acontece, nesta quinta-feira (6), às 9h, no Espaço Colaborar, em Mulungu do Morro, e às 18h, no Auditório da Pousada Dona Flor, em Souto Soares, e na sexta-feira (7), às 9h, na sede da Secretaria de Mulheres de Nova Redenção .

Também, na quarta-feira (5), foram realizadas reuniões com as secretarias municipais das Mulheres de Irecê e Ibitirá e, nesta quinta-feira (6), com a de Presidente Dutra, para alinhamento das ações no âmbito do Programa Oxe, me respeite. Em Itajuípe, na sexta-feira (7) e no sábado (8), a Unidade Móvel da SPM estará no Mica Pedro dos Lagos, com uma psicóloga, advogada e assistente social para o atendimento à mulheres e a campanha de sensibilização contra o abuso e à importunação sexual.

Durante os festejos juninos, além da campanha Oxe, me respeite e da Unidade Móvel da SPM, também serão instaladas as Salas Elas à Frente, em diversos municípios, para atendimento às mulheres e realizadas feiras de exposição de produtos de mulheres empreendedoras. As feiras serão em Salvador e em Senhor do Bonfim durante o São João e em Juazeiro, no São Pedro, e visam apoiar e dar visibilidade ao trabalho das mulheres desses municípios, incentivando o empreendedorismo feminino.

Dentre os municípios alcançados com as atividades estão ainda: Amargosa, Cruz das Almas, Jequié, Lauro de Freitas, Ibicuí, Santo Antônio de Jesus, Andaraí, Juazeiro, Itabuna, Glória, Mucugê, Monte Santo, Lamarão, Mutuípe, Governador Mangabeira, Iramaia, Valente, Cachoeira, Muritiba e Conceição do Coité.