SPM discute parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

28/05/2024

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) discutiu, nesta segunda-feira (27), a realização de ações em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que é a agência líder da rede global de desenvolvimento das Organizações das Nações Unidas (ONU), com atuação no combate à pobreza e pelo Desenvolvimento Humano. O objetivo é ampliar iniciativas e estratégias que reforcem o protagonismo feminino e, especialmente, das mulheres negras na Bahia.

A secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, falou sobre a importância dessa construção, tendo em vista que  todas as atividades do PNUD são baseada na promoção da igualdade de gênero e na proteção dos direitos humanos. “É importante ampliar, cada vez mais, parcerias para termos uma sociedade de respeito, sem violência e com uma cultura de paz. O governo do Estado tem investido, através da SPM e demais secretarias, por meio do Programa Elas à Frente, no combate à misoginia e às violências de gênero e é muito bom ter representantes do PNUD aqui na Bahia, para que possamos fortalecer o nosso trabalho nesse sentido e também no que compete à autonomia econômica e inclusão socioprodutiva das mulheres”, afirmou.

Leonel Leal Neto, coordenador do escritório do PNUD na Bahia, disse que o programa já tem parceria com diversas secretarias de Estado, a exemplo das secretarias do Planejamento (Seplan); do Desenvolvimento Urbano (Sedur); do Desenvolvimento Econômico (SDE); do Desenvolvimento Urbano (Sedur); e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). A perspectiva, segundo ele, é potencializar as relações de gênero e o empoderamento feminino nestas relações institucionais com o PNUD e de forma transversal com as políticas para as mulheres. “Estamos colocando à disposição da SPM a nossa carteira de projetos e ver o que pode ser feito em recorte de gênero e de raça, além de pensar um projeto com a SPM no sentido de identificar alguma ação estratégica e estruturante que a SPM possa implementar. Estamos colocando toda a capacidade do PNUD à disposição da secretaria”, afirmou. 

.
Fonte: Ascom/SPM-BA