Prevenção à violência contra as mulheres marca ações da SPM na capital e no interior no final de semana

20/05/2024

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) desenvolveu uma série de atividades nos últimos três dias na capital e no interior, voltadas à prevenção, enfretamento e combate às violências de gêneros e para o empoderamento feminino. Realizadas em parceria, as ações têm o objetivo de potencializar o alcance das políticas públicas desenvolvidas pela SPM no Estado.

Em Amargosa, por exemplo, nesse domingo (19), a equipe da SPM participou de uma roda de conversa sobre violências de gênero, como parte da programação da Feira da Agricultura Familiar, promovida pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). A diretora financeira da SPM, Márcia Cordeiro, abordou os diferentes tipos de violência contra a mulher e apresentou os programas realizados pela SPM desde a rede de apoio até os programas relacionados a editais que apoiam a autonomia econômica as mulheres.

Em Poções, durante os festejos do Divino Espírito Santo, realizados de 16 a 19 de maio, a SPM distribuiu material educativo, por meio do programa Oxe, me respeite! e disponibilizou atendimento às mulheres, por meio da Sala Lilás, que funcionou das 22h às 2h da manhã, em uma igreja local. Durante os quatro dias não houve registrado de violência contra a mulher durante o horário de funcionamento do espaço.

Esta ausência de ocorrências reflete o impacto positivo da presença preventiva e do trabalho de conscientização realizado pela SPM, conforme afirmou Geane Soares, técnica da SPM. “O trabalho realizado pela SPM durante a Festa do Divino Espírito Santo em Poções destaca o compromisso da Secretaria com a segurança e o bem-estar das mulheres, mostrando que os direitos das mulheres são prioridades constantes. A Festa do Divino Espírito Santo, além de ser uma celebração de fé e cultura, também serviu como um importante momento para reforçar a rede de proteção às mulheres, garantindo que todas pudessem participar do evento com segurança e dignidade”, destacou.

Já em Conceição do Almeida, na sexta-feira (17), a SPM participou da Formação com agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. A coordenadora executiva de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM,  Ana Clara Auto, realizou  palestra, na Câmara Municipal, sobre a importância da rede de saúde no enfrentamento à violência contra as Mulheres.

Em Manoel Vitorino, no sábado (18), a equipe da secretaria participou do lançamento do Programa Ciência na Comunidade: uma ação extensionista multidisciplinar integrada dos PPGs da UESB com o Povoado Duas Irmãs. Na oportunidade, foram apresentados os programas da SPM à comunidade rural. À noite, a equipe da SPM participou da atividade alusiva ao Dia das Mães, no distrito de Catingal e dialogou sobre as ações e programas da secretaria.

Marcha para as Mulheres – Em Salvador, no domingo (19), a unidade móvel da SPM foi instalada no Jardim de Alah, integrando as ações da Marcha para as mulheres contra a violência. No mesmo dia, no Pelourinho, teve início um conjunto de atividades promovidas pelas integrantes da Banda Yayá Muxima, com destaque para a Feira de Empreendedorismo Feminino. O evento faz parte do edital Elas à Frente pelo fim da violência contra à Mulher, da SPM, que visa fortalecer a autonomia econômica das mulheres, incentivando o empreendedorismo e a geração de renda.

A programação continuou com um cortejo de Samba Reggae de Rainhas, seguido por uma roda de conversa cujo tema foi "Corpo Feminino Livre de Violência". Encerrando as atividades do dia, aconteceu o show "Yayá Muxima, Samba Reggae de Rainhas pelo Fim da Violência contra as Mulheres", com participações especiais do Ilê Aiyê e Dão Black.

Fonte: Ascom/SPM-BA