Mulheres rurais e da cidade debatem políticas públicas no Encontro de Mulheres do Território Recôncavo

30/04/2024

Mulheres rurais e da cidade se reúnem nesta segunda e terça-feira, 29 e 30 de abril, em Muritiba, no Encontro de Mulheres do Território Recôncavo. O evento está sendo realizado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e Ambiental (IDRAM) e Instituto Agrovida – parceiras da Bahiater na execução das políticas públicas de ATER.  

Com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), da Câmara Técnica de Mulheres do Codeter Recôncavo, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Muritiba e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o evento tem como tema “Mulheres rurais em ação: empoderamento e transformação!”.  

Os Encontros de Mulheres estão acontecendo em diversos Territórios de Identidade da Bahia. Na oportunidade, elas debatem a garantia, a ampliação e o acesso às políticas públicas para mulheres rurais e contribuem para as conquistas por direitos sociais, equidade, acesso à política e autonomia.  

“Estamos fazendo um debate sobre a participação das mulheres nos programas, no empoderamento político, na inclusão socioprodutiva, na autonomia econômica das mulheres. Um encontro importantíssimo para as mulheres rurais do recôncavo baiano, e a SPM está nessa parceria, fortalecendo essa construção”, ressalta a titular da SPM, Elisângela Araújo.

“Um encontro que está abrigando mulheres de todo o território, discutindo pautas significativas, como empoderamento feminino, desigualdade social, políticas públicas importantes para a agricultura familiar e para as mulheres como célula da agricultura familiar, comercialização, assistência técnica e extensão rural. Uma série de políticas que possam colaborar com as mulheres rurais do território”, acrescenta a Diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahiater, Marise Caribé.

Para a agricultora Ericleide, do Assentamento Nova Suíça, em Santo Amaro, o encontro é um momento de aprendizado. “A atividade, além de ser um momento de encontro, de planejamento, é também de apresentação de projetos, editais, para que nossas comunidades possam se organizar e apresentar os seus produtos. É muito importante a questão do investimento, para que a mulherada consiga se organizar, produzir e escoar, o que é uma dificuldade. Estar aqui hoje é importante, um momento de aprendizado para a gente poder transmitir conhecimento para nossa comunidade”, destaca.

ATER para mulheres

Na Bahia, são milhares as mulheres à frente dos empreendimentos rurais, levando sustentabilidade para o próprio lar. Para inspirar essas mulheres a continuarem prosperando e sonhando com um futuro cada vez melhor, o Governo do Estado, por meio da Bahiater, realiza inúmeras ações de ATER voltadas a essas famílias chefiadas por agricultoras familiares.  

São formações continuadas em diferentes sistemas produtivos, como cursos de poda, adubação, agroecologia, autogestão por meio da Caderneta Agroecológica, além de intercâmbios e muitas outras ações voltadas à inclusão socioprodutiva dessas agricultoras. Somente o edital ATER Mulheres Rurais, em fase de conclusão, acompanhou 5,4 mil agricultoras ao longo de três anos em 11 territórios baianos. Foram mais de R$ 25,5 milhões investidos em ATER por meio do edital.
 

Fonte: Ascom/SDR-BA