NOTA DE PESAR

22/01/2024
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) manifesta profundo pesar pelo trágico falecimento de Nega Pataxó, mulher indígena do povo Pataxó-hã-hã-hãe, ocorrido na tarde deste domingo, 21 de janeiro, no Município de Potiraguá, território Médio Sudoeste  da Bahia.

Nega Pataxó foi vítima de um conflito que envolveu indígenas, policiais militares e fazendeiros, resultando em sua morte. 

Para a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Elisângela Araújo, Nega Pataxó era um símbolo de resistência, coragem e luta pelos direitos das mulheres e dos povos indígenas. “Sua voz ecoava fortemente, inspirando a todos nós a buscar justiça e igualdade, ações presenciadas inclusive por mim, durante toda a sua caminhada. Repudiamos veementemente qualquer forma de violência e lamentamos profundamente a perda dessa vida, que representa mais uma triste consequência da violência e do desrespeito aos direitos dos povos indígenas.

Neste momento de dor e luto, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade indígena Pataxó-hã-hã-hãe. Reforçamos nosso compromisso em buscar a justiça e a garantia dos direitos das mulheres indígenas, bem como a proteção e preservação dos territórios tradicionais” , declarou a secretária.

A SPM-BA reafirma seu compromisso em combater todas as formas de violência contra as mulheres, incluindo a violência de gênero sofrida pelas mulheres indígenas. Destacando a necessidade para que a sociedade se una para garantir a segurança e o respeito aos direitos das mulheres, especialmente daquelas que são mais vulneráveis.

Neste momento de tristeza, a SPM reforça o quanto é emergencial a construção políticas públicas que promovam a igualdade de gênero, o respeito à diversidade e a proteção dos direitos das mulheres indígenas. Acreditamos na importância da união e da solidariedade para superar os desafios e construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Para mais informações e apoio, a SPM-BA coloca-se à disposição por meio dos canais de comunicação disponíveis.

Fonte: Ascom/SPM-BA