Agentes de segurança pública são capacitados para combater a violência contra Mulheres

17/01/2024

Mais de 700 futuros servidores do curso de formação da Polícia Civil da Bahia, compostos por alunos das carreiras de delegados, escrivães e investigadores, contemplados no concurso Saeb 02/2022, participaram de um importante momento na manhã desta terça-feira (16/01), realizado no auditório do Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA). 

O objetivo do encontro, promovido pela Academia da Policia Civil (Acadepol) e pelo Gabinete da Delegada Geral (GDG), foi reforçar o combate à violência contra as mulheres no estado, através de palestras com temáticas que envolvem a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar, direitos humanos aplicados à atividade de polícia judiciária e diversidade étnica, sexual e sócio-cultural. 

Durante o evento foram discutidos diversos aspectos relacionados à violência de gênero, como os tipos de violência, os direitos das mulheres e as medidas de proteção disponíveis no estado. 

A Secretaria de Políticas Para as Mulheres(SPM-BA), representada pela secretária Elisangela Araújo, trouxe para o encontro as principais ações desenvolvidas pela secretaria, os programas e medidas de proteção e acolhimento disponíveis às mulheres vítimas de violência doméstica no estado.

Elisangela destacou ainda a importância da parceria entre as duas instituições no combate a todos os tipos de violência. "Reconhecemos que a violência de gênero é um problema grave e complexo que afeta a vida de milhares de mulheres em todo a Bahia. Por essa razão é fundamental unir esforços para enfrentá-la de forma efetiva e essa palestra promovida para os futuros policiais civis,  foi uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimentos e sensibilizar esses profissionais sobre a importância de atuar de forma eficiente e sensível diante dos casos de violência contra as mulheres. Quando a polícia civil promove essa capacitação, está contribuindo para a construção de uma cultura de respeito e igualdade, onde todas as mulheres possam viver livres de violência e com seus direitos assegurados" destacou a secretária. 

Em contrapartida, a Polícia Civil reafirmou o seu compromisso em combater a violência contra as mulheres e continuar promovendo capacitações e ações de conscientização para garantir a proteção e a justiça às vítimas, além de continuar trabalhando em parceria com a demais instituições, buscando aprimorar as ações e políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência de gênero.

Além da secretária de Políticas Para as Mulheres, conduziram as apresentações o Secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas; e a Secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães.

Fizeram parte da composição da mesa a diretora Geral da Policia Civil, Heloísa Brito, a diretora Geral Adjunta Elaine Nogueira, o diretor da ACADEPOL; José Fernando Oliveira e a Superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Camilla Batista.

Fonte: Ascom/SPM-BA