SPM apresenta ao DETRAN o Selo Lilás

28/12/2023

A Secretaria de Políticas para as Mulheres apresentou ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) o Edital Selo Lilás, visando levar ao órgão e às empresas prestadoras de serviços ao trânsito a nossa campanha pela valorização da mulher no ambiente de trabalho. A parceria busca contribuir com o enfrentamento da desigualdade de gênero em um setor em que ainda predomina a cultura patriarcal.

Em reunião na última quarta-feira, 27/12, com o diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, a superintendente Ioná Queiroz, da SUPPIS/SPM (Superintendência de Promoção e Inclusão Socioprodutiva), fez uma apresentação do programa de certificação à equipe de diretores do Detran, que já acenou para uma importante mobilização em todo o setor empresarial.

Na lista de empresas deste setor estão o próprio Detran e mais de duas mil outras empresas baianas, entre elas as CFCs (Centros de Formação de Condutores), clínicas médicas, ECV (vistoria eletrônica), EPIV (Estampagem de Placas de Identificação Veicular), desmontagem de veículos, regravação de chassis e pátios.

O Selo Lilás é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia com base na Lei Estadual 14.343 de 10/08/2021, proposta pela deputada Neusa Cadore (PT), regulamentada pelo Decreto nº 22173, de 20 de julho de 2023, atendendo aos objetivos do desenvolvimento sustentável, de incentivar o compromisso e engajamento das empresas na construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e que valorize a contribuição das mulheres.

A direção do Detran recebeu muito bem o programa Selo Lilás, entendendo que a certificação funcionará não só como uma importante campanha educativa por mais respeito à mulher e à igualdade de gênero dentro das empresas, como vai estimular a participação feminina nas prestadoras de serviços.

O Edital Selo Lilás está aberto, até 20/02/2024, a todas as empresas interessadas, que realizem ações ou programas de valorização da mulher e enfrentamento da desigualdade de gênero. Para conferir o Edital do Selo Lilás e fazer inscrição, acesse a página da SPM na internet: http://www.mulheres.ba.gov.br/

 

Por Iana Landim - jornalista da SUPPIS/SPM

DRT/Ba 1307