Casa da Mulher Brasileira é inaugurada em Salvador

21/12/2023

A Primeira Casa da Mulher Brasileira (CMB) na Bahia foi inaugurada nesta terça-feira, (19/12), em Salvador. Em um mesmo local, é possível ter acesso a Delegacia, ao Juizado Especial, ao Núcleo da Promotoria e da Defensoria Pública, todos especializados no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica.

A inauguração contou com a presença da Ministra das Mulheres Cida Gonçalves, do governador Jerônimo Rodrigues, da Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Elisangela Araújo, do prefeito de Salvador Bruno Reis, da Secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Fernanda Lordêlo, e autoridades.

A Casa da Mulher Brasileira é um projeto do ‘Programa Mulher Viver Sem Violência’ do governo Dilma Rousseff. De acordo com a ministra Cida Gonçalves, o estado deve contar com mais três Casas no interior, localizadas nos municípios de Feira de Santana, Irecê e região de Itabuna. “Esse é uma estrutura é pensada para que as mulheres se sintam acolhidas, com dez serviços diferentes. Nós precisamos cuidar das pessoas e nós precisamos cuidar das mulheres, é isso que nós queremos aqui em Salvador. Em breve teremos mais três casas no estado da Bahia para o enfrentamento à violência”.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM) estará presente na CMB, com a Sala Elas à Frente. Basta chegar a Casa da Mulher Brasileira para ter acesso aos serviços especializados de apoio e triagem. De acordo com a Secretária Elisangela Araújo, a expectativa é atender mais de 100 mulheres por dia com uma equipe preparada para oferecer todo suporte necessário.

“Hoje o Brasil conta com oito casas, a gente está inaugurando de Salvador, é muito importante. A Bahia é o estado que lidera o ranking de feminicídio no norte-nordeste, é o terceiro no país. É muito importante inaugurar um equipamento como esse numa cidade como Salvador. Precisamos articular a rede de enfrentamento, para que possamos atender mais de 100 mulheres por dia. Precisamos, principalmente, evitar a morte de mulheres. A casa é um espaço de acolhimento e cuidado para mulheres vítimas de violência, e foi construída numa área central da cidade”, destaca Elisangela Araújo, titular da SPM.

Para construção e funcionamento, o Governo Federal investiu R$ 10,5 milhões na implantação e R$ 5 milhões para a manutenção da casa ao longo de dois anos. O Governo do Estado da Bahia vai investir R$ 4,5 milhões anuais para cobrir custos de pessoal e manutenção, e a Prefeitura de Salvador investirá R$ 5,1 milhões.

De dezembro a janeiro, a Casa da Mulher Brasileira vai funcionar da seguinte forma: 24 horas de atendimento psicossocial, recepção e DEAM. Em função do recesso do judiciário, a Defensoria, o Ministério Público e os juízes estarão atendendo em regime de plantão online. Os demais serviços funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Localizada na Avenida Tancredo Neves - Caminho das Árvores, ao lado do Hospital Sara, a Casa da Mulher Brasileira também conta com alojamento de passagem, brinquedoteca, e espaço de capacitação voltado à autonomia econômica. O telefone de contato é (71) 3202-7390.

A Rede Completa é formada por Casas Abrigo, Casas de Acolhimento, CRAMs, NAMs, DEAM, Delegacia Digital, Hospital Mulher, Ronda Maria da Penha, Sala Elas à Frente, Varas Especializadas, e Conselhos.

#spmba #govba #mulheres #casadamulherbrasileira #prevenção

Fonte: Ascom/SPM-BA