Conheça as eleitas para o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher

05/12/2023

O CDDM - Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, parte integrante da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), realizou as eleições regulares para a escolha das conselheiras para o Biênio 2024-2026.

Após a etapa de habilitação e as indicações, foram eleitas para exercer suas atividades no CDDM 05 titulares na categoria Organizações de mulheres legalmente constituídas, 02 titulares na categoria Entidades com notória atuação na luta pela defesa dos direitos da mulher, 01 vaga titular para as mulheres representantes da  Comunidade Acadêmica vincula ao estudo da Condição Feminina, Entidade Representativa do Movimento de Trabalhadoras Rurais, Entidade Representativa do Movimento de Trabalhadoras Urbanas, Entidade Representativa do Movimento de Mulheres Negras, Entidade Representativa do Movimento de Mulheres indígenas, dos seguintes movimentos:

Coletivo Quintas Feministas

Associação Tamos Juntas

Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia - COOPREDE

O Remo Ad Futebol Feminino

Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença /BA-COMAFES

Federação das Associações de Bairros de Salvador - FABS

União da Juventude Socialista - UJS

Núcleo de Estudo Interdisciplinar sobre a Mulher - NEIM

Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Região Semiárida da Bahia - MMTR

Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB

União de Negras e Negros pela Igualdade - UNEGRO

Associação de Mulheres Indígenas do Extremo Sul da Bahia - AMIESB

 

No total, 64 entidades se inscreveram para concorrer a 24 vagas, divididas em 12 para titular e 12 para suplente foram selecionadas 23 entidades. Para conhecer as suplentes de cada categoria, acesse o resultado do certame na aba de edital. A posse das eleitas deve ocorrer no início do ano de 2024.

A presidente do CDDM, a Secretária de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araújo, congratula as escolhidas e ressalta que “o CDDM permitem a troca de experiências entre lideranças dos territórios de identidade, o que enriquece a política governamental e pode trazer mais e melhores soluções para o enfrentamento à violência, a educação não sexista e a inclusão socioprodutiva. Isso porque o CDDM é o espaço para as diversas mulheres da Bahia e suas diferentes e específicas necessidades”.

O CDDM - O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) é um órgão colegiado da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), com caráter consultivo, tem a finalidade de estabelecer diretrizes e normas relativas às políticas e medidas que visem eliminar a discriminação às mulheres, garantindo condições de liberdade e equidade de direitos para a mulher, assegurando sua plena participação nas atividades políticas, sociais, econômicas e culturais do Estado.

Conheça os projetos da SPM-BA no site mulheres.ba.gov.br

E acompanhe nossas atividades nas redes sociais @spmbahia e @cddm

 

O QUÊ: Eleição das conselheiras do CDDM biênio 2024-2026

QUANDO: de 29.11 (quarta-feira)

QUEM: CDDM - O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher

ONDE: IAT


Fonte: Ascom/SPM-BA