Seminário promovido pelo Conselho Estadual das Mulheres destaca a importância da participação feminina nos espaços e o respeito

05/12/2023

Equidade, dignidade e respeito. Essas foram as palavras de ordem do Seminário promovido pelo Conselho Estadual de Direitos das Mulheres (CDDM/SPM-BA), realizado na quinta (30/11) e sexta-feira (01/12) no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

Com o tema “Por mais políticas públicas para as mulheres da Bahia: Equidade, Dignidade e Respeito”, as mulheres do toda Bahia se encontraram para dialogar sobre questões fundamentais relacionadas à participação na política e ao enfrentamento à violência. Na programação, temas como comunicação, autonomia, gênero e saúde, diversidade na escola e enfretamento ao racismo e ao sexismo e, principalmente, os desafios sociais para a política para as mulheres no Estado da Bahia.

A atividade contou com a participação de lideranças e pesquisadoras na área de gênero. A palestra de abertura ficou por conta da feminista antirracista Mabel Freitas, que falou sobre a importância do CDDM e da construção dos demais conselhos e da ocupação dos espaços de poder. “É importante que a gente reconheça quem são elas, o que elas estão fazendo e quais mulheres estão atuando, porque o meu lugar de fala é o lugar que eu ocupo”, disse.

Durante a apresentação, Mabel defendeu a necessidade de mais políticas públicas voltadas para a promoção da dignidade e do respeito. Além de refletir sobre as práticas que rodeiam as mulheres na sociedade. “Toda vez que eu falo sobre as mulheres, não podemos perder de vista que vivemos em uma sociedade patriarcal, que a autoridade ainda é dos homens. Eles são maioria na política, nos mais altos cargos e nos mais diversos espaços dentro da sociedade. Em geral, a superioridade é deles. Nós, mulheres, somos subjugadas o tempo todo”, pontuou.

A presença feminina nos espaços de poder é fundamental para garantir a representatividade e a defesa dos direitos das mulheres. Nesse sentido, a Secretária de Política Para as Mulheres, Elisangela Araújo, destacou a necessidade de incentivar e apoiar a participação política das mulheres em todos os espaços. “Nós precisamos incentivar as mulheres a ocupar os espaços na política. Precisamos adquirir conhecimento, nos conhecer mais e lutar. É preciso levantar todo o nosso potencial”, afirmou.

O Seminário do CDDM foi espaço de reflexão que acolheu as mulheres do Conselho durante dois dias, trouxe à tona a necessidade de avançar na defesa de mais políticas públicas voltadas para as mulheres, visando à promoção da dignidade, do respeito e da igualdade de gênero. A partir dessas discussões, a Secretaria de Políticas Para as Mulheres do Estado da Bahia, pretende contribuir para que a sociedade avance na construção de um futuro mais justo e igualitário para todas as mulheres.

O CDDM: Tem caráter consultivo e tem a finalidade de estabelecer diretrizes e normas relativas às políticas e medidas que visem eliminar a discriminação às mulheres, garantindo condições de liberdade e equidade de direitos para a mulher, assegurando sua plena participação nas atividades políticas, sociais, econômicas e culturais do Estado.

Conheça os projetos da SPM-BA no site mulheres.ba.gov.br

E acompanhe nossas atividades nas redes sociais @spmbahia e cddm.bahia

O QUÊ: Seminário “Por mais políticas públicas para as mulheres da Bahia: Equidade, Dignidade e Respeito”

QUANDO: 30.11 e 01.12