Seminário do Conselho Estadual de Direito das Mulheres discute equidade, dignidade e respeito

01/12/2023

Salvador, 29.11, o Conselho Estadual de Direitos das Mulheres (CDDM) e Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) promovem o Seminário “Por mais políticas públicas para as mulheres da Bahia: Equidade, Dignidade e Respeito”.

A atividade está marcada para os dias 30.11 e 01.12, quinta e sexta-feira, no auditório do Instituto Anísio Teixeira - IAT, na rua Professor Ildefonso de Mesquita, nº 513-537. Para participar é preciso se inscrever pelo link: https://forms.gle/qx8QBEUKTHVjqPvTA

Na programação do evento estão previstas as discussões comunicação e cultura, autonomia das mulheres, gênero e saúde no Estado da Bahia, desafios para o enfrentamento à violência contra as mulheres e a aplicação da Lei Maria da Penha, eliminação das desigualdades na educação visando a à equidade, respeito à diversidade, autonomia e inclusão e, por fim, o compromisso políticos e propostas para o enfrentamento ao racismo e ao sexismo.

A Secretária de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araújo, entende que um seminário como esse é importante porque é “a possibilidade de troca de experiência entre as mulheres, engajando a comunidade para a formulação de políticas públicas para a Bahia. Ele serve, também, para aumentar a rede de participação nos 27 territórios de identidade. Outra contribuição especial desse tipo de discussão, é aumentar a visibilidade dos temas que atingem as mulheres na prevenção e enfrentamento à violência, bem como, a inclusão socioprodutiva”.

Programação completa:

DIA 30.11 - QUINTA

CREDENCIAMENTO

COFFEE BREAK

9H

APRESENTAÇÃO CULTURAL - AYRA

ABERTURA DO SEMINÁRIO - ELISANGELA ARAÚJO E ANNI DE NOVAIS CARNEIRO

10H

PALESTRA COM RÉGIA MABEL DA SILVA FREITAS COM TEMA POR MAIS POLITICAS PÚBLICAS PARA MULHERES DA BAHIA EQUIDADE DIGNIDADE E RESPEITO

12H

ALMOÇO

14H

ABERTURA DAS SALAS TEMÁTICAS

EIXO I - COMUNICAÇÃO E CULTURA

Luciana Mota – Assessoria de Planejamento e Gestão – APG/ SPM Cleidenéia Bastos - Associação das Mulheres Pintadenses – AMP/Conselheira do CDDM) Vivian Caroline de Jesus Queiróz - CEO da Yayá Muxima, Gestora de Projetos Culturais, Mestre em Cultura e Sociedade Graziela Lima – Diretora do M7M (Mediadora)

EIXO II - AUTONOMIA DAS MULHERES

Ioná Queiroz – (SPM) Superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva - SUPIS/SPM Adriana Santos Silva - Vai ter Gorda – VTG/ Conselheira do CDDM Karine Santos Oliveira - CEO na WAKANDA Educação, Empreendedora Cherry Almeida - Diretora da CTB (Mediadora)

EIXO III -  GÊNERO E SAÚDE NO ESTADO DA BAHIA

DIA 01.12 - SEXTA

COFFEE BREAK

ABERTURA DAS SALAS TEMÁTICAS

EIXO IV - DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

EIXO V -ERRADICAÇÃO DAS DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO, VISANDO À EQUIDADE, RESPEITO À DIVERSIDADE, AUTONOMIA E INCLUSÃO

Renata Dias - Gestora Cultural e CEO da JUNBAI, Comunicação e Produção Cultural Josiane Cristina Climaco – Fórum Nacional de Mulheres Negras da Bahia (FNMN) /Conselheira do CDDM Poliana Nascimento dos Reis – Diretora SEC/SUPED Cleidenéia Bastos - Associação das Mulheres Pintadenses – AMP/Conselheira do CDDM (Mediadora)

EIXO VI -  COMPROMISSO POLÍTICOS E PROPOSTAS PARA O ENFRENTAMENTO DO RACISMO E DO SEXÍSMO

Elisangela Araujo – Secretária de Políticas para as Mulheres - SPM Ângela Guimarães- Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais - SEPROMI Olívia Santana – Deputada Estadual Andreia Pinheiro Almeida - União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO) / Conselheira CDDM (Mediadora).

12H

ALMOÇO

14H

APRESENTAÇÃO DOS TEMAS ABORDADOS

17H

ENCERRAMENTO - COFFEE BREAK

O CDDM: Tem caráter consultivo e tem a finalidade de estabelecer diretrizes e normas relativas às políticas e medidas que visem eliminar a discriminação às mulheres, garantindo condições de liberdade e equidade de direitos para a mulher, assegurando sua plena participação nas atividades políticas, sociais, econômicas e culturais do Estado.

Conheça os projetos da SPM-BA no site mulheres.ba.gov.br

E acompanhe nossas atividades nas redes sociais @spmbahia e do cddm.bahia

O QUÊ: Seminário  “Por mais políticas públicas para as mulheres da Bahia: Equidade, Dignidade e Respeito”

QUANDO: 30.11 e 01.12