SPM-BA participa de Seminário da Procuradoria Especial da Mulher na ALBA

27/11/2023
A Secretaria de Políticas para as Mulheres esteve presente no I Seminário da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia e Encontro da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados Itinerante, na quinta-feira, 23.11, no auditório Jorge Calmon na Assembleia Legislativa da Bahia.

Cerca de 200 mulheres, entre parlamentares estaduais, federais, vereadoras, candidatas a cargos políticos, gestoras públicas de diversos órgãos governamentais e representantes da sociedade civil, participaram do evento teve como objetivo discutir políticas públicas e estratégias para o fortalecimento da participação feminina na política e na sociedade e os “21 dias de ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”.

Após a apresentação cultural da Frente de Mulheres do Hip Hop, as deputadas estaduais, que integram a bancada feminina da ALBA, fizeram pronunciamentos sobre as lutas e as conquistas da mulheres no âmbito político. Participaram da mesa a secretária de Política das Mulheres de Salvador, Fernanda Lordelo; a deputada federal Lídice da Mata (PSB); a delegada Patrícia Barreto, do Departamento de Proteção à Mulher da Polícia Civil; a representante da União das Vereadoras da Bahia (UVB), Daniela Gomes; a tenente-coronel PM Roseli Santana, da Ronda Maria da Penha; a defensora pública Eva Rodrigues;

A secretária de Política das Mulheres (SPM-BA), Elisângela Araújo, ressaltou a importância de termos mais equipamentos como a Casa da Mulher Brasileira, que será inaugurada em breve, e espaços que funcionem em locais estratégicos como a Sala “Elas à frente”, inaugurada em São Domingos e no Calabar em Salvador, “espaços de acolhimento e orientação, organismos para prevenção e enfrentamentamento e, claro, orçamento são as algumas das estratégias necessárias para diminuirmos a estatística de violência contra às mulheres. Além disso, nós mulheres cuidamos de tudo, dos filhos, do trabalho, e da casa, então precisamos de uma política de cuidado, por isso criamos o projeto Cuidar de quem Cuida e temos que aprofundar o demante sobre a economia do cuidado”.

Conheça mais dos projetos da SPM-BA no site mulheres.ba.gov.br e acompanhe nossas atividades nas redes sociais @spmbahia

O QUÊ: I Seminário da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia e Encontro da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados Itinerante
QUANDO: 23.11
ONDE: ALBA