UNFPA capacita equipe da SPM-BA em direitos sexuais e reprodutivos

09/11/2023

O Fundo de População das Nações Unidas no Brasil (UNFPA-Brasil) promoveu uma capacitação sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos para as técnicas da SPM-BA, em Salvador, na terça-feira, 07.11 O encontro, que ocorreu na sede da secretaria, envolveu a equipe técnica da Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (SUPEV), responsável pela a implantação do projeto “Oxe, me respeite!” Na escola.

A atividade contemplou as metas da Agenda 2030, uma ação para o Desenvolvimento Sustentável, que contém o conjunto de 17 Objetivos. Conheça um pouco do plano de ação  no link: https://brazil.unfpa.org/pt-br/video/voc%C3%AA-sabe-o-que-%C3%A9-agenda-2030

 

Entre as políticas contempladas estão: 1.) a necessidade de chegar a todas e todos com informações sobre planejamento reprodutivo; 2.) zerar a mortalidade materna; 3) zerar as violências contra meninas e mulheres; 4) diminuir a gravidez na adolescência.

De acordo com Michele Dantas, Chefe de escritório e oficial de projetos do UNFPA na Bahia, o objetivo é atingir os três zeros, “que é zero necessidade não atendida de planejamento reprodutivo, zero mortalidade materna e zero violência contra mulheres e meninas e práticas nocivas até 2030. E a escola faz parte desse eixo importante porque a gente alcança meninas e meninos, por isso a gente está apoiando o projeto Oxe, Me Respeite!”

As atividades com as consultoras da SPM-BA tiveram foco na apresentação da metodologia da UNFPA que tem abordagem baseada nos Direitos Humanos e parte da premissa de que as mulheres e jovens devem receber atenção especial porque são os grupos que mais frequentemente têm seus direitos violados.

 

A oficial de gênero e raça da UNFPA, Luana Silva, ressaltou que “a Bahia tem potencial para alcançar as metas, especialmente, com a implementação do projeto da SPM-BA”. Além disso, explicou que a gravidez não intencional tem grande impacto na vida da adolescente, sendo fruto, muitas vezes, de uma violência sexual. “Reforçar a importância dessa zero-gravidez não intencional traz uma uma visão muito importante sobre a construção de novas masculinidades, masculinidades positivas. Por isso, a gente investiu nessa parceria aqui no estado da Bahia.  A gente acredita na formação desses multiplicadores e multiplicadoras para a  transformação da adolescência e da juventude”, complementa Silva.

Durante a capacitação, foram apresentadas diversas dinâmicas e técnicas a serem aplicadas pelas equipes que vão atuar na comunidade escolar com o projeto “Oxe, me respeite!” - na escola. A coordenadora de Enfrentamentos à Violência contra às Mulheres da SPM-BA, Ana Clara Auto, destacou a importância da atividade formativa: “Fundamental a formação com o Fundo das Populações das Nações Unidas sobre educação sexual para adolescentes, pois é um público que vamos atender. E aprender uma metodologia participativa com dinâmicas de grupo para esse público foi muito enriquecedor”

“Oxe, me respeite!” - na escola é um projeto que amplia o pensamento crítico da comunidade escolar através de dinâmicas pedagógicas que questionam as normas sociais geradoras da desigualdade de gênero. O objetivo dessa ação é diminuir os diversos tipos de violências contra meninas e mulheres para construir uma escola e uma sociedade mais justa, igualitária e humana. Além dos alunos e alunas das escolas e unidades educacionais da Bahia, o projeto vai contemplar toda a comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, etc).


Conheça mais dos projetos da SPM-BA no site mulheres.ba.gov.br e acompanhe nossas atividades nas redes sociais @spmbahia


O QUÊ: Capacitação sobre direitos sexuais e reprodutivos

QUEM: Equipe da SPM-BA e UNFPA

QUANDO: 07.11 - terça-feira

 

Fonte: Ascom/SPM-BA