Conheça a Comissão Avaliadora do Selo Lilás

10/10/2023

A Secretaria de Política para as Mulheres do Estado da Bahia realizou a primeira reunião da Comissão do Selo Lilás, com representantes das diversas entidades que compõem a Comissão Avaliadora. 

O Selo Lilás é uma importante ferramenta para incentivar o compromisso e engajamento das empresas na construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e que valorize a contribuição das mulheres. E tem por finalidade contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação de gênero, no que se refere ao acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego, por meio da conscientização, da sensibilização e estímulo de empregadores e colaboradores na prática de gestão das pessoas e de cultura organizacional que promovam a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no ambiente laboral.

Na reunião de quinta-feira, dia 05.10, foram discutidas e aprovadas a identidade visual do Selo Lilás e o edital. Além disso, tomaram posse as titulares e as suplentes que farão parte da Comissão Avaliadora do Selo Lilás do biênio 2023-2025, representantes das seguintes entidades:

Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (@spmba)

Assembleia Legislativa da Bahia (@alba)

Central Única dos Trabalhadores (@cut)

Federação de Comércio de Bens, Serviços, e Turismo do Estado da Bahia (@fecomercio)

Federação das Indústrias do Estado da Bahia (@fieb)

Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a mulher (@neim)

Ordem dos Advogados do Brasil Secção Bahia (@oabbahia)

Secretaria de Desenvolvimento Econômico (@sde)

Secretaria de Trabalho, Renda, Emprego e Esporte (@setre)

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (@sjdh)

A próxima etapa é a criação do formulário de inscrição e a abertura do processo de inscrição das empresas interessadas em participar da certificação. Para a Secretária Elisangela Araújo, que presidiu a reunião, “criar uma ação que valoriza o gênero feminino no mercado de trabalho atende várias dimensões das políticas para as mulheres, pois trabalho é segurança, é valorização pessoal, é reconhecimento, é autonomia e empoderamento. Uma mulher bem remunerada e fazendo o que gosta, é mais feliz, mais saudável e, possivelmente, mais apta para se defender das violências de gênero”.

Selo Lilás está previsto na Lei 13.434 de 11/08/2021 e é um projeto de autoria da deputada Neusa Cadore (PT), aprovado pelo plenário da ALBA, sancionado este ano por decreto do governador Jerônimo Rodrigues e regulamentado pela SPM.

 

Acompanhe as demais ações e atividades do Selo Lilás na ABA EDITAIS.

Conheça mais dos projetos da SPM-BA no site mulheres.ba.gov.br e acompanhe nossas atividades nas redes sociais @spmba

 

O QUÊ: Comissão Avaliadora do Selo Lilás

QUANDO: 05.10

QUEM: SPM-BA + 9 ENTIDADES DA BAHIA

ONDE: sede da SPM-BA

PORQUÊ: CRIAR A COMISSÃO E ARTICULAR OS TRABALHOS INICIAIS

 

Fonte: Ascom/SPM-BA