Fortalecendo Vozes Femininas: SPM-BA promove I Encontro Territorial de Política para as Mulheres de Itaparica

06/10/2023

A Secretaria de Política para as Mulheres do Estado da Bahia realizou, nesta terça-feira (3/10), na Câmara Municipal de Paulo Afonso, o primeiro Encontro Territorial de Política para as Mulheres do Território de Itaparica, território abrange as cidades de Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas.

O evento contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas e com a participação das lideranças políticas das seis cidades do território. A pauta da reunião foi a rede de proteção e atendimento às mulheres do território e os mecanismos de prevenção e educação sobre violência de gênero.

A SPM-BA apresentou  a campanha de conscientização "Se a Gente não Fala a Violência não para", e os projetos "Cuidar de Quem Cuida", "Oxe, Me Respeite na Escola",  "Elas à Frente no Trânsito", em parceria com o DETRAN Bahia, e "Sinal Vermelho", ação realizada com o Colégio Notarial do Brasil, seção Bahia.

Segundo a Superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Camilla Batista, “O objetivo da secretaria e do governo do estado é ampliar a atuação e o atendimento às mulheres em todos os municípios que compõem os territórios de identidade, articulados por redes territoriais de proteção às mulheres”.

Participaram do Encontro Territorial os vereadores/vereadoras Evinha, Jean Roubert, Marconi Daniel, Valmir Rocha (Paulo Afonso) e Jussara Oliveira (Rodelas), a Fundadora da ONG Agendha, Valda Aroucha, o Presidente da OAB Subseção Judiciária de Paulo Afonso , Rodrigo Coopiteres, o Defensor Público, Sócrates Rocha, a Delegada da Polícia Civil, Antônia Jane, a Coordenadora do CRM, Iluska Querino, a representante da Associação Pankarare de Nova Glória, Janine Araujo, a Subtenente da Ronda Maria da Penha de Paulo Afonso, Elisângela de Lima, além de mais grupos da Sociedade Civil.

Além do Encontro Territorial, a equipe da SPM-BA aproveitou a visita na cidade para ver o trabalho do CRM Eudócia Antunes de Assis  e conferir o trabalho da AGENDHA - Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia, com atuação nacional no âmbito das relações  agroecológicas, socioprodutivas, socioeconômicas e de  gênero. A instituição desenvolve tecnologias sociais, prestando serviços para ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural - de forma pública e gratuita.

Conheça mais dos projetos da SPM-BA no site mulheres.ba.gov.br e acompanhe nossas atividades nas redes sociais @spmba

O QUÊ: I Encontro Territorial de Política para as Mulheres do Território de Itaparica E VISITA AOS EQUIPAMENTOS DA REDE

QUANDO: 03/10

ONDE: CÂMARA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO E OUTROS