Encontros Territoriais de Mulheres mobilizam o Agosto Lilás das cidades de Alagoinhas, Medeiros Neto e Porto Seguro

30/08/2023

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) apoiou e promoveu, junto com a sociedade civil organizada, três Encontros Territoriais de Mulheres no Agosto Lilás. As atividades tiveram como objetivo promover o empoderamento das mulheres, discutir questões urgentes de gênero e construir redes inclusivas no estado da Bahia através da escuta.

Abrimos os Encontros Territoriais de Mulheres em Alagoinhas, no dia 21.08, para nos reunirmos com as lideranças e a comunidade do Litoral Norte e Agreste Baiano na Câmara Municipal. Esse evento contou com a participação da Secretária Elisangela Araújo. Para a SPM-BA é crucial proporcionar um espaço seguro para as mulheres trocarem experiências e fortalecerem as suas vozes. Os Encontros Territoriais de Mulheres têm sido fundamentais para fomentar a solidariedade e o empoderamento das mulheres no estado da Bahia.

No dia 25.08, nossa equipe esteve na Costa do Descobrimento-Porto Seguro, no campus do IFBA. Este evento reuniu 217 mulheres de municípios como Porto Seguro (79,3%), Santa Cruz Cabrália (9,2%), Eunápolis (4,1%), Itagimirim (2,3%), Itabela (0,9%), Belmonte (0,5%) e outros (3,7,%).

Marcaram presença no evento representantes da rede de enfrentamento à violência contra à mulher, das polícias civil e militar, líderes religiosas e indígenas, além das deputadas estaduais Maria Del Carmem, Fátima Nunes e Claudia Oliveira.

No Encontro em Medeiros Neto, um dia depois, 26.08, 300 mulheres participaram da discussão sobre socioinclusão, autonomia, educação e enfrentamento à violência de gênero. Nas duas atividades, a SPM-BA foi representada pela chefe de gabinete, Aldinha Senna, que aproveitou a oportunidade para explicar a estrutura da instituição e os projetos da secretaria voltados para as mulheres baianas.

Durante estas reuniões, as mulheres tiveram a oportunidade de participar em debates, workshops e painéis que trataram de  temas como igualdade de género, empoderamento das mulheres, prevenção da violência doméstica e participação política.  O sucesso dos Encontros Territoriais de Mulheres no Agosto Lilás enfatiza ainda mais o compromisso da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia em defender os direitos das mulheres e a igualdade de gênero no estado. Com iniciativas proativas como estas, a organização continua a preparar o caminho para uma sociedade mais igualitária e justa.

Fonte: Ascom/SPM-BA