SPM-BA: música, dança e futebol no último jogo do Brasil na Copa do Mundo Feminina

04/08/2023

Na última terça-feira (02/08), a Secretaria de Políticas para as Mulheres realizou mais um encontro “Futebol Feminino é com a SPM”, com um café da manhã no Clube de Empregados da Petrobras (CEPE), em Stella Maris, em Salvador.

Desta vez, foram convidadas as percussionistas da banda Yayá Muxima e as artistas da Casa do Hip-Hop da Bahia para mostrar que música, dança e futebol andam juntos e juntas. O projeto "Futebol Feminino é com a SPM" é uma forma da secretaria chamar a atenção para a necessidade de apoiar as mulheres esportistas, sobretudo as meninas do futebol.

Apesar da desclassificação do Brasil com empate em 0x0 contra a Jamaica, a última participação da jogadora Marta, camisa 10 da seleção, foi marcada pelo som e a vibração das Yayás e a performance da dançarina, Vick, a Bgirl que enfatizou a necessidade de investimento na cultura e no esporte.

“A dança e o esporte estão coligados, os dois precisam de políticas públicas para aumentarmos essa ligação e que assim possamos expandí-los”, afirma Vick.

Além das apresentações artísticas, houve uma roda de conversa entre as mulheres da Casa do Hip-Hop, a chefe de Gabinete, Aldinha Sena e a Secretária da SPM-BA, Elisangela Araújo, que ressaltou que as políticas públicas devem servir ao desenvolvimento das atletas, principalmente, dos times femininos de base da Bahia.

A SPM-BA vai continuar acompanhando a Copa do Mundo Feminina e torcendo por todas as mulheres e, sobretudo, pelos times da América do Sul e da África.

Esporte é cultura, dignidade e empoderamento.

 

Fonte: Ascom/SPM-BA