SPM-BA na torcida pela Seleção na Copa do Mundo Feminina

26/07/2023

Na estreia do Brasil contra o Panamá (4x0), na segunda-feira (24.07), a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) reuniu a torcida para um café da manhã, no Clube de Empregados da Petrobras (CEPE), em Stella Maris.

No local, estiveram presentes o coordenador nacional do Ministério dos Esportes, Edmundo Carlos, representantes de times de futebol feminino da Bahia e de outras secretarias do Estado, da Defensoria Pública, além das deputadas estaduais Olivia Santana e Neusa Cadore.

O objetivo principal foi dialogar e valorizar a presença das mulheres no esporte e reforçar que a torcida pelo futebol feminino é uma maneira de dar visibilidade ao trabalho das atletas e provocar o apoio para a criação de Políticas Públicas efetivas. “A gente compreende que o futebol é um espaço de delegação de poder para nossas mulheres e, também, de contribuição com políticas para crianças e jovens no seu futuro.”, afirmou Elisangela Araújo, Secretária da SPM.

A chefa de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Aldinha Senna, reitera a importância de que ações como essas ampliem espaço e a visibilidade das jogadoras para a sociedade. “A SPM quer valorizar as mulheres no esporte, pois elas precisam ser valorizadas onde estiverem. Por isso, é uma emoção muito grande estar na torcida e celebrando a vitória das nossas jogadoras”.

A participação das mulheres nas práticas esportivas enfrenta muitas dificuldades em relação a assédio, salário e preconceito. Um estudo feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) aponta que os jogadores ganham 118% a mais do que as atletas mulheres.

A centroavante do Clube Feminino de Pintadas, Dilma Lima, presente no evento acreditar na importância do esporte como ferramenta de empoderamento feminino para dar mais oportunidades e gerar renda. Ela também avalia que é fundamental investir em mais projetos na área dos esportes e em todos os espaços para combater o machismo e a desigualdade.

As brasileiras entram em campo novamente no próximo sábado (29.07), às 7h, contra a seleção francesa.