13 territórios na apresentação da nova metodologia Elas à frente no edital “Empreendimentos Liderados por Mulheres”

25/04/2023

Mulheres de 13 territórios da Bahia participaram da apresentação da nova metodologia Elas à Frente no edital “Empreendimentos Liderados por Mulheres”, baseado no programa Bahia Sem Fome. A apresentação, que reuniu 31 empreendimentos, aconteceu na Pousada da Central, em Feira de Santana, na segunda-feira e terça, dia 17 e 18/04, e contou com a participação da Secretária de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araújo, que ressaltou os desafios que as mulheres enfrentam para conquistar renda própria: “Dinheiro, ao contrário do senso comum, é coisa de mulher, sim. A gente produz e vende o beiju, produz e vende a tapioca, a gente planta e vende o quiabo. Então, a gente precisa de capacitação e de investimento do Estado, a gente precisa conhecer a realidade. Está em nossas mãos, por isso a SPM está aqui”.

O edital “Empreendimentos Liderados por Mulheres”, com a nova metodologia Elas à frente, é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da parceria entre a SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) e a CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) e tem como objetivo dinamizar o processo produtivo de empreendimentos econômicos liderados por mulheres em toda a Bahia para emancipação e empoderamento feminino. Essa é uma ação do governo do Estado que promove o aumento da renda e a segurança alimentar e nutricional através da destinação de recursos para aquisição de equipamentos, compra de insumos, capacitações e construção de agroindústrias.

Participaram da mesa do evento e da apresentação da nova metodologia Elas à Frente: Rosélia Melo, coordenadora da FASE (Federação de órgãos para a Assistência Social e Educacional); Célia Firmo, coordenadora Geral do MOC (Movimento de Organização Comunitária) e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar; Isabel da Cruz, secretária de Mulheres da FETRAF e presidenta do Sindicato da Agricultura Familiar de Tancredo Neves; Lucivânia Gomes, representante do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana); Cleidiane Barreto, coordenadora do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens); Jucimária Farias, representante do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores); Eliane Dantas da Associação de Mulheres Artesãs Quilombolas de Barra, Bonibal e Riacho das Pedras, representando os empreendimentos do edital; Danilo Henrique e Ana Silvia, representantes da CAR - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional.

O edital “Empreendimentos Liderados por Mulheres”, com a nova metodologia Elas à frente da SPM/CAR/SDR tem metas principais: Apoiar, monitorar e capacitar em gestão os empreendimentos coletivos. Ao todo, 16 territórios serão atendidos e 46 empreendimentos diferentes foram contemplados. Atualmente, a SPM-BA está organizando as atividades de acompanhamento de campo dos empreendimentos, diagnóstico e capacitações na área de gestão da produção, captação de mercado, marketing digital. O edital impacta de forma direta mais de duas mil mulheres baianas e é uma das soluções eficientes para reduzir a fome e a pobreza rural e urbana, dotando essas famílias de condições para que elevem a produção de alimentos, bens e serviços, no sentido de gerar renda e emprego.

Na programação dos dois dias, além da apresentação da nova metodologia Elas à frente, foi realizada a escuta das mulheres empreendedoras que, para a representante da Superintendência de Promoção e Inclusão Socioprodutiva, Ioná Queiroz, é a oportunidade de “conhecer o status do projeto de cada uma delas. Existem empreendimentos que estão mais a frente, que já trabalham com o produto e buscam aprimoramento. E tem aqueles que estão iniciando os seus negócios e que precisam de uma formação mais específica”.

As empreendedoras também formaram Grupos de Trabalhos para aplicação da matriz SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças nos negócios) e diagnóstico dos empreendimentos. Na oficina Elas Enriquecem, foram trabalhados, de forma lúdica, temas como: mulheres e finanças; a relação entre o feminino e o dinheiro, com uma breve contextualização histórica; e empreendedorismo e autoestima. Para finalizar os dois dias de encontro, as mulheres presentes participaram da oficina de autocuidado e empoderamento.

O próximo passo, após o diagnóstico e a apresentação da nova metodologia Elas à Frente no edital “Empreendimentos Liderados por Mulheres”, é a formação específica nos territórios de identidade da SPM e da CAR, que irão criar juntas um cronograma de atendimento de gestão e de consultoria técnica para os empreendedores.

Fonte: ASCOM/SPM-BA