Interagir, cuidar e orientar: SPM-BA na Feira Março Mulher

16/03/2023

Para marcar a celebração do Dia Internacional das Mulheres, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) participou da articulação da Feira Março Mulher, uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), que contou ainda com a atuação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI-BA).

Durante cinco dias, mais de 35 mil mulheres passaram pela Arena Fonte Nova, para aproveitar os serviços de saúde e cidadania.

A SPM-BA esteve presente em ações voltadas para emancipação e promoção social e na orientação e sensibilização das mulheres e jovens que passaram pela Tenda Interativa, Tenda Holística e na Unidade Móvel.

Na Tenda Interativa, 32 expositoras, puderam comercializar produtos como queijo, mel, doces, artesanatos e outros materiais. Para Juciara Silva, que veio do interior do estado apresentar seus produtos, esse tipo de iniciativa oferece às mulheres a chance de emancipação: “Essa Feira oferece a nós mulheres a oportunidade de apresentar o nosso trabalho que é a nossa fonte renda. Muitas mulheres que estão aqui sustentam as suas famílias e por isso esse momento aqui é tão importante”.

Promover o bem estar geral e um momento de descanso no intenso ritmo do cotidiano, esse foi o objetivo das atividades desenvolvidas na Tenda Holística “Cuidar de Quem Cuida”. Quem passou por lá pode fazer massagem, trançar os cabelos, assistir à performance e brincar no samba de roda que se formava com mulheres de várias idades. “A tenda holística traz em seu nome a potência do espaço. Cuidar de quem cuida é um chamado para a necessidade de nós, mulheres. Necessidade de sermos cuidadas, olhadas, vistas e amadas. Foram mais de mil mulheres atendidas, que não são números, são mães, filhas, esposas, mulheres esperançosas e com sede de viver a vida, ressignificar histórias que muitas vezes são tão tristes, mulheres que buscam cuidados e acolhimento”, ressaltou Cândida Silva, servidora da SPM, e que durante a feira atuou com terapeuta e trancista.

A Unidade Móvel também permaneceu no evento para atender, orientar e encaminhar as mulheres. Ao todo foram distribuídos mais de 4.000 folhetos sobre enfrentamento a violência, 2.500 ventaloras, 3.500 cartilhas Lei Maria da Penha e 4.000 de temas variados. Foram atendidas mais de 30 mulheres ao longo de 5 dias, nesse espaço.

                                                                                                                  

#feiramarçomulher #spmbahia #oxemerespeite #elasafrente #mulheres #bahia

Fonte: Ascom/SPM