SPM discute implantação da Sala Elas à Frete no município de Candeal

12/06/2024

A Secretaria das Mulheres da Bahia (SPM) recebeu, nesta quarta-feira (12), em Salvador, uma delegação feminina da cidade de Candeal para uma visita técnica na Casa da Mulher Brasileira e para o diálogo com parlamentares da Comissão das Mulheres e da Procuradoria das Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O objetivo foi aprofundar informações sobre programas e projetos estratégicos desenvolvidos pela SPM e que podem ser implementados no município a partir de um regime de colaboração.

A chefe de gabinete da SPM, Aldinha Sena, acompanhou a comitiva representando a secretária das mulheres, Elisangela Araújo. Segundo Aldinha, um dos possíveis desdobramentos do encontro será a instalação de equipamentos para atendimento às mulheres, em Candeal. “Esses encontros fortalecem todas as mulheres que participam e ajudam a criar políticas para a ampliação dos direitos das mulheres em todos os municípios. Durante esta agenda de hoje, discutimos e tiramos encaminhamento como a implantação de uma Sala Elas à Frente no município para o atendimento às mulheres, em caso de violências de gênero, e para o desenvolvimento de ações com foco na inclusão socioprodutiva e autonomia econômica das mulheres”, afirmou.

Outra ação que deve ser potencializada no município é o programa Oxe, me respeite – nas escolas, que é executado pela SPM em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e envolve toda a comunidade escolar. O objetivo é promover práticas educativas de prevenção das violências doméstica e familiar nas escolas da rede estadual de ensino, com a finalidade de reduzir o impacto das violências de gênero na vida das meninas e mulheres, conforme recomenda a Lei n° 11.340, a Lei Maria da Penha, e contribuir para popularizar o debate sobre o empoderamento feminino.

A secretária de Educação de Candeal, Crisângela Oliveira, falou sobre a expectativas a partir de agora. "Acho que este é um momento muito importante, que abre portas e nos permite, do interior, vislumbrar as políticas públicas para as mulheres. Saímos daqui com a mochila carregada de conhecimento e de coisas boas para a nossa cidade. Estamos propagando políticas para as mulheres”, afirmou.

.

Foto: Fernanda Souza/ASCOM -SPM