SPM realiza campanha contra o assédio e a importunação sexual no Mica Pedro dos Lagos, em Itajuípe

07/06/2024

O forró já começou na Bahia e neste sábado (8) e no domingo (9), a Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) realizará ações, em Itajuípe, no Sul do Estado, voltadas à prevenção e ao enfrentamento às violências de gênero, durante o Mica Pedro dos Lagos. Será promovida a campanha de sensibilização, no âmbito do programa Oxe me respeite! e da campanha Não é não!.

A secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, falou sobre a importância do trabalho. “O nosso papel é contribuir para que as mulheres sejam respeitadas e possam aproveitar os festejos juninos com muita alegria. Por isso, o trabalho de sensibilização e prevenção contra as violências de gênero é intensificado, chegando a 30 municípios, a exemplo de Itajuípe, durante o mês de junho”, afirmou.

Materiais educativos, como ventarolas, adesivos e tatuagens serão distribuídos no Mica Pedro dos Lagos. Serão prestadas informações sobre tipos de assédios e importunações e disponibilizados contatos para denúncias, a exemplo do Disque 180.

A Unidade Móvel da SPM também foi deslocada e estará no circuito da festa no sábado, das 18h às 23h, e no domingo, das 14h às 23h.  Cinco pessoas irão atuar na unidade móvel para atender e encaminhar as mulheres, dentro de um fluxo de acolhimento multidisciplinar com serviço jurídico, de saúde e psicossocial. No âmbito do programa Elas à Frente, coordenado pela SPM, as atividades ocorrem em parceria com diversos órgãos do Estado, a exemplo da Secretaria da Segurança Pública, por meio da Ronda Maria da Penha, e contam, também, com a parceria das prefeituras municipais.

Durante os festejos juninos, além do programa Oxe, me respeite!; da campanha Não é não!; e da Unidade Móvel da SPM, também serão instaladas as Salas Elas à Frente, em diversos municípios, para atendimento às mulheres e serão realizadas feiras de exposição de produtos de mulheres empreendedoras, que visam apoiar e dar visibilidade ao trabalho das mulheres, incentivando o empreendedorismo feminino.