Biblioteca Kilombeco do sudoeste baiano é uma das contempladas da PGBA

13/05/2024

Projeto do Beco da Vó Dôla, primeiro quilombo urbano de Vitória da Conquista é uma das aprovadas pelo edital Apoio às Bibliotecas Comunitárias
 

A Biblioteca Comunitária Kilombeco do quilombo urbano Beco da Vó Dôla realiza ações de acolhimento para cerca de mil crianças, adolescentes, jovens e mulheres negras da comunidade. O projeto já está utilizando os recursos recebidos através do edital Apoio às Bibliotecas Comunitárias da Paulo Gustavo Bahia. De acordo com Laís Gonçalves, coordenadora do projeto, os recursos estão sendo destinados para a reforma estrutural da unidade e manutenção das atividades.

Veja o vídeo de Laís falando sobre a iniciativa neste post do Instagram da SecultBA.

Liderada por mulheres e jovens da comunidade, a biblioteca faz parte do único quilombo urbano do município de Vitória da Conquista, que homenageia em seu nome a figura icônica de Maria Petronilia Santos, conhecida como Vó Dôla. Seu legado é fundamental na vida da comunidade e reflete a continuidade das tradições culturais e religiosas da região.

O projeto Kilombeco é multifacetado em sua abordagem social. Ele acolhe crianças da comunidade, bem como mulheres negras, enfrentando as dificuldades sociais, o preconceito, a exclusão e a pobreza. Além disso, o projeto se dedica à defesa das tradições culturais e comunitárias, incluindo o candomblé de raiz, uma parte fundamental da identidade do quilombo.

Além dos recursos da Paulo Gustavo Bahia, o projeto também recebeu um kit LAB da Fundação Pedro Calmon, com livros, computador, leitor digital e recursos multimídia.