Perfil do Secretário

Bruno Monteiro
 

Bruno Monteiro
Secretário de Cultura do Estado da Bahia
 
Jornalista, produtor e gestor cultural, Bruno Monteiro, nasceu em Porto Alegre, em 1983, morou em Brasília e Rio de Janeiro, e vive em Salvador, cidade da qual é cidadão em título concedido pela Câmara Municipal, em 2023. É Secretário de Cultura da Bahia desde janeiro de 2023.
 
Enquanto gestor, foi chefe de gabinete no Ministério de Direitos Humanos e no Ministério de Políticas para as Mulheres, além de ter sido assessor especial da Presidência da República, no governo da presidenta Dilma Rousseff.
 
Como produtor cultural, atuou na Coordenação de Produção do documentário “Democracia em Vertigem”, indicado ao Oscar. Também atuou na produção de artistas, como Caetano Veloso. Teve atuação de destaque no ativismo cultural, sendo um dos fundadores do movimento “342 Artes”, de movimentação da classe artística em causas políticas visando combater a criminalização e a censura às manifestações artísticas e culturais.
 
De 2018 a 2022, coordenou a comunicação do senador Jaques Wagner. Em 2022, coordenou a comunicação da campanha vitoriosa de Jerônimo Rodrigues ao Governo do Estado.
 
Em maio de 2023, foi homenageado pela Associação Beneficente Bembé do Mercado, durante as comemorações dos 134 anos da festividade religiosa afro-brasileira, que é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. Também recebeu os títulos de Comendador dos municípios baianos de Ilhéus e Cairu.

É o presidente de honra do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e integra o Conselho Fiscal do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.