Circuito de Artes Integradas – Pagodão Pride promove a cultura LGBTQIAPN+ no Centro Cultural Plataforma

17/06/2024

Apresentações contaram com recursos da Paulo Gustavo Bahia por meio do edital Vozes Culturais da Bahia

Foto: Divulgação

Entre 25 de maio e primeiro de junho, o Centro Cultural Plataforma foi palco do Circuito de Artes Integradas – Pagodão Pride, projeto que realizou oficinas e eventos que contou com uma programação vibrante e diversa no subúrbio ferroviário de Salvador.

A ideia era impactar 600 pessoas com apresentações imperdíveis de Vittor Adél, Maya e Paulilo Paredão, destacaram a pluralidade do pagodão baiano, servindo como uma vitrine para talentos locais emergentes. Além dos shows, o projeto ofereceu rodas de conversa com influentes vozes baianas e aulas de dança focadas no pagodão.

O Circuito de Artes Integradas – Pagodão Pride é uma resposta às lacunas existentes na indústria do pagodão baiano, que muitas vezes perpetua estereótipos misóginos e LGBTfóbicos. O evento visa quebrar essas barreiras, proporcionando visibilidade a diversos artistas e promovendo uma cultura artística mais representativa e inclusiva fora do eixo central de Salvador.

O projeto foi contemplado no edital Vozes Culturais da Bahia da Paulo Gustavo Bahia.

Paulo Gustavo Bahia - A Paulo Gustavo Bahia é uma ação da política de fomento da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) para a implementação da  Lei Paulo Gustavo (LPG) no Estado. A LPG foi criada como lei emergencial para mitigar os impactos da pandemia da COVID-19 junto aos agentes de cultura e foi regulamentada em maio de 2023. Com os recursos recebidos do governo federal, a SecultBa lançou 26 editais e contemplou 1788 projetos em todos os territórios de identidade do estado, investindo mais de R$153 milhões na cultura baiana.