Novembro das Artes Negras - Dança

Novembro das Artes Negras

Dança

Lançamento do Núcleo de Pesquisa em Dança Afro

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult/Ba), através da Escola de Dança promoverá o lançamento do Núcleo de Estudos em Dança Afro-Brasileiras – Agô. O evento que irá contar com palestras de gestores culturais, pesquisadores, educadores e artistas da dança, terá atrações musicais já confirmadas como: a banda Ilê Aiyê, Afoxé Filhos de Ghandy e Lazzo Matumbi, cantor e compositor que tem como influência a música negra, África e culturas da Bahia.

Dia: 01 de novembro de 2017
Local: Auditório do Liceu

dança

inFORMAÇÃO – oficinas de dança

Projeto da Coordenação de Dança da FUNCEB, que tem como objetivo principal identificar e difundir artistas e processos artístico-pedagógicos atrelados ao campo da dança. Neste edição, serão convidados quatro professores vinculados a Escola de Dança da FUNCEB, para ministrarem oficinas sobre suas técnicas e pesquisas em andamento, compartilhando essas metodologias com os participantes in loco. O projeto pretende estimular a sinergia entre educadores, pesquisadores, criadores em dança para compartilhar com a comunidade interessada outras lógicas de composição, ensino e pesquisa da/na dança.

Dia: 10, 14 e 21 de novembro de 2017
Local: Escola de Dança da FUNCEB

king

Exposição "Mestre King"

A mostra presta uma homenagem ao professor e coreógrafo Raimundo Bispo dos Santos, mais conhecido como Mestre King, primeiro homem a se graduar em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e precursor da dança afro-brasileira, elemento fundamental do repertório cultural baiano. Com curadoria de Álvaro Villela, a exposição reúne fotografias de autoria de nomes como Any Valette e Rafael Martins, além de fotos do acervo pessoal do Mestre, retratando a sua trajetória profissional, desde aluno da Escola de Dança da UFBA até se tornar coreógrafo renomado com o grupo Gênesis e de sua mais recente criação, o espetáculo “Opaxorô”.

Dia: 16 a 30 de novembro de 2017
Horário: Abertura dia 16/11, às 15h. Visitação das 9h às 17h

Exibição do doc "Raimundos: Mestre King e as Figuras Masculinas da Dança na Bahia"

O documentário apoiado pelo Edital Setorial de Dança em 2014, apresenta um pouco do legado deixado pelo precursor da dança afro-brasileira Raimundo Bispo dos Santos, o Mestre King. O bailarino baiano revolucionou a prática e o ensino da dança contemporânea, sendo responsável pela formação dos principais nomes da dança afro na Bahia. Dirigido pelo bailarino e coreógrafo Bruno de Jesus, com roteiro de Gabriel Ormuz Machado e produção de Inah Irenam, o documentário foi inspirado pelo espetáculo Raimundos que Bruno estreou em 2014 para celebrar os 50 anos de carreira de King.

Dia: 16 de novembro de 2017

dança

Diálogos Possíveis - Mulheres Negras na Dança

O projeto Diálogos Possíveis da Coordenação de Dança da FUNCEB, lança na sua primeira edição uma mesa de discussão protagonizada pela dançarina Jaqueline Elesbão com artistas, coreógrafas, professoras e pesquisadoras negras que estão imersas no campo da dança, para refletir o papel e a atuação das mulheres negras nas companhias, escolas e organizações vinculadas à dança. O debate visa tensionar as dinâmicas que cerceiam a atuação e o protagonismo dessas artistas nos ambientes de produção, ensino, pesquisa e criação da dança.

Dia: 27 de novembro de 2017
elesbao

"Entre Linhas" - Jaqueline Elesbão

Espetáculo da dançarina Jack Elesbão, Entre Linhas estabelece metaforicamente um diálogo entre o século XVII e XXI, pontuando a força e a fragilidade da mulher na ótica de uma sociedade machista. Esta mulher é confrontada com seus maiores obstáculos, pois é uma figura feminina marcada por violências sexuais, humilhações, agressões, maternidade interrompida, identidade ignorada por uma sociedade com leis e mentalidade machista. Jack explica que atualmente podemos pensar o espetáculo dialogando com as leis que acolhem ou deveriam acolher as mulheres, como o direito a maternidade e liberdade para essa decisão, movimentos feministas cada vez com mais força e credibilidade e mulheres independentes financeiramente e com autoridade em sua família.

Dia: 27 de novembro de 2017

Diálogos Possíveis - Dança e Empreendedorismo

O projeto Diálogos Possíveis da Coordenação de Dança da FUNCEB, na sua segunda edição abordará, através de um ambiente de exposição e debate comandado pela orientadora, bailarina e empreendedora Tatiana Campelo voltado para de artistas da dança, as dinâmicas de interação entre a Dança, o Empreendedorismo e a Economia Criativa. A ação visa refletir, problematizar e difundir um conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e na criatividade que geram valor econômico para esses empreendedores. O evento pretende difundir e analisar a transversalidade crescente entre as artes e a economia criativa, em especial aos artistas da dança.

Dia: 28 de novembro de 2017

Projeto por ano: