Nota de pesar - Mestra Nildes Bomfim

11/06/2024

Com imenso pesar, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) lamenta a morte de Anatanildes Pereira Bonfim, conhecida como Mestra Nildes Bomfim, nesta terça-feira (11/6), aos 62 anos.

Nascida na Mata de São João, vivia há mais de 45 anos na Barra de Pojuca, onde fundou e esteve à frente da Companhia de Apoio Social e Cultural Espermacete, referência no samba de roda e na ancestralidade de Camaçari.

Fundado em 1995, o grupo de samba de roda é formado por moradores e moradoras de Barra de Pojuca e se apresenta tradicionalmente nas comemorações do Terno de Reis, percorrendo as ruas da cidade.

A SecultBA manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos e admiradores da querida mestra da cultura popular, Dona Nildes. Desejamos que seu legado cultural permaneça vivo e sirva como referência para outras gerações de fazedores e fazedoras de Cultura.