SecultBa realiza ações culturais no Março Mulher

03/04/2024
elisa
Foto: Divulgação

 

A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa) vai realizar uma série de atividades para homenagear o Março Mulher, homenageando a luta das mulheres por respeito e igualdade. A programação conta com atividades na capital baiana e em cidades do interior do estado com performances, shows musicais, literatura e outras linguagens artísticas.

A ocupação feminina dos palcos reitera a importância da cultura no combate à violência e todas as formas de opressões misóginas contemporâneas. Pra começar, desde 06 de março (quarta-feira) está aberta no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, em Salvador, a exposição fotográfica "Ela é Mulher Capoeira". Organizada pelo Coletivo Mulher na Capoeira tem axé, em colaboração com o Movimento Karapaça, o Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira e o Movimento Cultural Viva Irará, a mostra visa exaltar  a contribuição essencial das mulheres no universo da musicalidade da capoeira baiana.

Também será realizada a edição do projeto D’ elas para Elas - Mulheres Escrevendo sua História com a realização de um sarau literário, mostra audiovisual, oficinas, mesa redonda, além de shows e performances de dança no Centro Cultural de Guanambi, 07 de março, a partir das 16h. Nos dias 08 e 09 de março, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima se tornará o palco do encontro Pra Todas as Mulheres que pretende transformar Vitória da Conquista em um pólo de turismo de atividades de cunho social e de defesa dos direitos das mulheres. O Centro de Cultura de Conquista também abrigará no final do mês, dia 27 de março (quarta-feira), às 19h, gratuito, o encontro do O Clube de Leitura Leia Mulheres, inspirado em um projeto da autora ilustradora inglesa Joanna Walsh, que em 2014 popularizou nas redes sociais a hashtag #readwomen2014.

No dia internacional da Mulher, 08 de março (sexta-feira), o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, recebe o Sarau: “Por nós Mulheres!”, com Poesias, Música, Teatro e as mais diversas manifestações artísticas da cidade. O evento é a partir das 17h e é realizado pela rede feminista de Itabuna. Também no dia 08, o Coletivo Mulher na Capoeira tem Axé fará uma “Berimbalada”, com concentração, a partir das 15h, no Centro Cultural Solar Ferrão e desfilará pelo Centro Histórico de Salvador até a Praça Castro Alves onde vão recepcionar a Marcha das Mulheres com berimbau, vozes e melodias. A ação é uma parceria da SecultBa, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia.

Mulheres no Amô Pelo Pelô – O Pelourinho também ganha programação especial em homenagem ao mês das mulheres. A campanha #AmôPeloPelô desse final de semana será de ocupação artística de mulheres e vai acontecer nas ruas e Largos do Centro Histórico nos dias 09 e 10 de março. Começa com as sambistas Gal do Beco e Matilde Charles, que farão uma roda de samba pra rua, gratuito, no dia 09 de março (sábado), na rua Alaíde do Feijão (em frente ao restaurante Ponto Vital), a partir das 18h.

Sábado (09) tem mais artistas nos Largos do Pelô. A cantora Nêssa apresenta seu repertório de samba e pagode baiano no Largo Tereza Batista, enquanto a cantora Illy traz uma mistura de ritmos para o Largo Pedro Archanjo. Já a pagodeira e performer Aila Menezes agita o palco do Largo Quincas Berro D´Água. As apresentações são gratuitas e todas a partir das 19h.

Já o domingo (10) será o dia que a atriz, cantora, escritora e poetisa Elisa Lucinda se apresentará gratuitamente no Largo Pedro Archanjo, a partir das 15h, gratuito. No mesmo palco, às 17h, a cantora Daí leva o pagode e toda sua irreverência. No Largo Tereza Batista se apresenta Graça Onasyle, também às 17h, mesmo horário que a atriz e cantora Ana Mametto mobiliza o público no Largo Quincas Berro D’Água.