SecultBA promove ciclo de formação em elaboração de projetos para indígenas

20/05/2024

Oficinas acontecem em três territórios de identidade e atendem as etnias Kaimbé, Kiriri, Pankararés, Pataxó e Tuxás


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Diretoria de Territorialização da Cultura (DTC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), promove um ciclo de formação em elaboração e gestão de projetos culturais para fazedores e fazedoras de cultura indígenas das etnias Kaimbé, Kiriri, Pankararés, Pataxó e Tuxás. Os próximos encontros serão no próximo dia 18 de maio em Abaré, nos dias 20, 21 e 22 de maio em Glória e nos dias 24, 25 e 26 em Paulo Afonso.

O objetivo do ciclo é proporcionar mais autonomia para as organizações indígenas na elaboração de projetos culturais a partir da discussão de processos, estruturação, conceituação e delimitação do seu contexto, passando pela elaboração do orçamento e prestação de contas. “As oficinas propõem como metodologia possibilitar estratégias para que as organizações comunitárias tenham protagonismo para apresentar projetos alinhados às suas necessidades específicas e, desse modo,  gerir seus próprios projetos, sistematizando e ajustando-os dentro da estrutura de diversos editais disponíveis”, explica Amanda Cunha, superintende de desenvolvimento territorial da SecultBa.

Além do foco prático, as oficinas investem na desmistificação de crenças limitantes e no destacamento da elaboração coletiva como fortalecimento das potencialidades de cada comunidade. A participação de representantes indígenas nos conselhos municipais de cultura também é um dos focos das oficinas.

Confira a programação das oficinas abaixo:

Abaré, Glória e Paulo Afonso (Território de Identidade Itaparica)

Abaré (Câmara dos Vereadores) - 18 de maio | 8h  - Aldeias Tuxi-Tumbalala
Glória (Batida) - 20 de maio | 14h - Aldeia Kantaruré
Glória (Distrito Quixaba) - 21 de maio | 09h - Aldeia Xucuru Kariri
Glória (Brejo do Burgo) - 22 de maio | 09h - Aldeia Pankararé
Paulo Afonso (Casa da Cultura) - 24 de maio | 19h
Paulo Afonso - 25 de maio | 14h - Aldeia Truká Tupan
Paulo Afonso - 25 de maio | 08h - Aldeia Kariri Xocó