SecultBa realiza Encontros Territoriais de Cultura em toda Bahia

09/05/2024

O Secretário de Cultura, Bruno Monteiro participa dos diálogos em Irará (09.05) e Amargosa (10.05). Eventos fazem parte de uma série de 27 encontros  em todos os territórios de identidade

Nesta quinta-feira (9/5), a cidade de Irará sedia o Encontro Territorial de Cultura do território de identidade Portal do Sertão. Participam do evento o Secretário Estadual de Cultura, Bruno Monteiro, o prefeito de Irará, Derivaldo Pinto, a Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, Amanda Cunha, além de representante do Conselho de Cultura Estadual e gestores culturais de cidades que compõem o Portal do Sertão.

Os Encontros Territoriais de Cultura são eventos promovidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) nos 27 territórios de identidade do estado para discutir questões relacionadas à construção e consolidação dos sistemas municipais de cultura. Nos encontros, a equipe da Diretoria de Territorialização de Cultura da SecultBa orienta os gestores municipais em relação à aplicação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e promove espaços de escuta com as comunidades culturais locais

O encontro dura o dia todo, começando com apresentações culturais e uma mesa de abertura, seguidas por atividades de formação para a constituição dos Sistemas Municipais de Cultura - que aborda temas ligados à legislação cultural aplicada aos municípios e ao controle e participação social na gestão municipal da cultura, à certificação de novos Pontos de Cultura, além da elaboração de projetos de editais.

Na parte da tarde, o evento conta com atividades de orientação para aplicação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com apresentação sobre a Lei, e uma consulta pública para escuta das comunidades culturais locais.

O Secretário Estadual de Cultura Bruno Monteiro também participa do encontro desta sexta, (10/5), na cidade de Amargosa, que reúne gestores dos municípios do território de identidade Vale do Jiquiriçá.

Encontros Territoriais de Cultura

Os encontros são realizados em cidades estratégicas de cada território de identidade, a fim de possibilitar a participação do maior número de municípios, e contam com parceria dos colegiados de desenvolvimentos territoriais, câmara técnicas, consórcios públicos, União dos Municípios da Bahia (UPB), Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional (CAR), escolas públicas estaduais,  Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), instituições de nível superior, Fórum Estadual de Dirigentes Municipais de Cultura, órgãos municipais de gestão da política cultural e conselhos de políticas culturais.

Nesta quinta (9/5), a cidade de Casa Nova também sedia o encontro do Território de Identidade Sertão do São Francisco. Amanhã (10/5), além de Amargosa, as cidades de Maiquinique e Santa Maria da Vitória recebem os encontros dos Territórios de Identidade Médio Sudoeste Bahia e Bacia do Rio Corrente respectivamente.

Os três primeiros encontros aconteceram em Nilo Peçanha, no Baixo Sul, Xique-Xique, em Irecê e Queimadas, no Sisal.