[MICARETADEFEIRA2024] Quixabeira da Matinha traz o samba de roda com apoio do Ouro Negro para Micareta de Feira

Foto: Marcella Figueiredo

A tradicional roda de samba do Bloco Quixabeira da Matinha reuniu uma multidão de foliões neste domingo (21) encerrando com chave de ouro a Micareta de Feira de Santana e levando muita alegria e ritmo ao Circuito Maneca Ferreira. Este ano, o bloco prestou homenagens à Mestra Chica do Pandeiro e ao saudoso Mestre Coleirinho da Bahia.

O trio foi conduzido por Guda Moreno e pelas matriarcas da banda Quixabeira da Matinha, que entoaram vários clássicos autorais e sambas representativos da cultura quilombola. Há mais de 30 anos, o Quixabeira da Matinha tem sido um símbolo de força e resistência das rodas de samba em Feira de Santana, sendo uma das entidades fortalecidas pelo Programa Ouro Negro, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa)  e da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades e Tradicionais (Sepromi).

Para Guda, o samba de roda tem ganhado cada vez mais destaque e reconhecimento graças ao Programa Ouro Negro. "O programa incentiva a cultura de raiz quilombola em Feira de Santana", destaca.

Micareta de Feira é Ouro Negro - Com o maior investimento da história, R$15 milhões, o Programa Ouro Negro visa valorizar as entidades de matrizes africanas, promovendo o incentivo à cultura, arte e inclusão social. Na Micareta de Feira 2024, a iniciativa do Governo do Estado garante apoio a 16 blocos afros que desfilaram nos quatro dias de festa.

Micareta é Governo Presente – O Governo da Bahia está presente na Micareta de Feira 2024, a maior do Brasil. O homenageado do Governo na Micareta É Jorge de Angélica, grande ícone da música baiana e feirense, que faleceu em 2023 deixando grande legado na música e educação comunitária. Com valorização dos artistas locais e das entidades de matrizes africanas, o Governo democratiza ainda mais essa grande festa. Além de fortalecer a Cultura de Feira, ações de segurança pública, proteção aos direitos, saúde, trabalho e sustentabilidade, incentivo ao turismo e diversos serviços foram garantidos pelo Governo para que a folia seja curtida em paz e com muita alegria para todo mundo.