[MICARETADEFEIRA2024] Mais de 30 atrações participaram da Micareta de Feira no fim de semana com o apoio do Governo do Estado

29/04/2024

 

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBa), viabilizou a participação de mais de 30 atrações na Micareta de Feira 2024 entre sábado (20) e domingo (21). Ao todo, no período, receberam apoio do governo quatro trios sem cordas, dez blocos do Ouro Negro e 21 artistas e bandas locais.

Neste ano, a participação do Governo do Estado no evento contou com a homenagem a Jorge de Angélica, ícone do reggae feirense e baiano, falecido no ano passado. A celebração ao legado do artista teve o seu ápice no sábado, no palco alternativo, onde se apresentaram Jôh Ras, filha do cantor, e também Gilsam, companheiro musical de Jorge. “Estou muito feliz por fazer esse show e homenagear Jorge de Angélica. Ter um governo presente nos ajudou a seguir levando a mensagem do meu pai”, falou Jôh. Já Gilsam celebrou o legado do colega e cravou: “É através da música e da poesia que a gente eterniza Jorge de Angélica!”

Também no sábado, enquanto o reggae dominava o palco alternativo, no circuito Maneca Ferreira dois trios sem cordas comandados por mulheres arrastaram os foliões: o da banda Didá e o da cantora Paula Sanffer. Ainda no sábado, entre os blocos apoiados pelo programa Ouro Negro saíram o Bloco Capoeira Magô, que reuniu cerca de 200 capoeiristas, e o Bloco Samba Brasil Meu Samba, que homenageou Mãe Menininha do Gantois.

No domingo, foi o dia de um dos mais antigos blocos afro do Bairro Rua Nova, o Sorriso Negro, desfilar pelo Circuito Maneca Ferreira, celebrando a cultura africana e ancestral. Também apoiado pelo programa Ouro Negro, o Bloco Afropop fez os tambores ecoarem, acompanhado da banda Tambores Urbanos. Ainda no Circuito Maneca Ferreira, Aila Menezes e Roça Sound saíram com seus trios sem cordas. Já no palco alternativo, a banda Outros Baianos relembrou sucessos do carnaval baiano com muito axé, enquanto a cantora Maryzélia fez o público sambar ao som de clássicos do gênero.