[MICARETADEFEIRA2024] Tambores Urbanos ecoam a musicalidade afro na Micareta de Feira de Santana

29/04/2024

                                                              Foto: Marcella Figueiredo
 

Os tambores ecoaram no desfile do Bloco Afropop, conduzido pela banda Tambores Urbanos, trazendo muita musicalidade, história ancestral, cultura e arte na noite deste domingo (21), no Circuito Maneca Ferreira, na Micareta de Feira de Santana.

A agremiação é apoiada pelo Programa Ouro Negro, uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa)  e da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades e Tradicionais (Sepromi).

O presidente do bloco, Gilson Zulu, reconheceu a força que o incentivo do Governo do Estado proporcionou ao Afropop. “É uma forma de enriquecer cada vez mais e preservar a cultura afro na Bahia”, acredita Zulu.

Noemi Carvalho, 17, participou pela primeira vez do desfile e comemorou a experiência com muito entusiasmo. “Estou muito feliz em fazer parte do Bloco. Sou aluna do projeto e percebo a grandiosidade que é fazer parte do Afropop”, frisa.

A coreógrafa da ala do balé, Mari Galvão, destacou que a expressão da Cultura Negra através da dança e do batuque demonstra a forte influência africana. “O tema deste ano tem tudo a ver com a essência da banda. O desfile trouxe como tema ‘Os tambores que falam’, inspirado na música autoral 'Som do Tambor', composição de Jeferson Akenaton”, afirma.

Afropop - É uma ação cultural da Associação Cultural Comunitária Afropop Pandeirada Tambores Urbanos, fundada em 2010. A entidade realiza atividades socioculturais desde a década de 1990. Representando a zona sul de Feira de Santana, desenvolve a cultura de matriz africana e atividades esportivas como capoeira e boxe, em um espaço denominado Galpão Cultural Tambores Urbanos. No galpão, crianças, jovens e adultos têm acesso gratuito a aulas de dança afro, percussão, capoeira, boxe olímpico e flauta doce.

Micareta de Feira é Ouro Negro - Com o maior investimento da história, R$15 milhões, o Programa Ouro Negro visa valorizar as entidades de matrizes africanas, promovendo o incentivo à cultura, arte e inclusão social. Na Micareta de Feira 2024, a iniciativa do Governo do Estado garante apoio a 16 blocos afros que desfilaram nos quatro dias de festa.

Micareta é Governo Presente – O Governo da Bahia está presente na Micareta de Feira 2024, a maior do Brasil. O homenageado do Governo na Micareta É Jorge de Angélica, grande ícone da música baiana e feirense, que faleceu em 2023 deixando grande legado na música e educação comunitária. Com valorização dos artistas locais e das entidades de matrizes africanas, o Governo democratiza ainda mais essa grande festa. Além de fortalecer a Cultura de Feira, ações de segurança pública, proteção aos direitos, saúde, trabalho e sustentabilidade, incentivo ao turismo e diversos serviços foram garantidos pelo Governo para que a folia seja curtida em paz e com muita alegria para todo mundo.