[MICARETADEFEIRA2024] Sorriso Negro celebra a cultura africana no último dia da Micareta de Feira

29/04/2024

                                                           Foto: Marcella Figueiredo

Um dos mais antigos blocos afro do Bairro Rua Nova, o Sorriso Negro desfilou pelo Circuito Maneca Ferreira celebrando a cultura africana e ancestral neste domingo (21) no encerramento da Micareta de Feira de Santana. A agremiação também é apoiada pelo Programa Ouro Negro, uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa)  e da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades e Tradicionais (Sepromi).

O presidente do Bloco Sorriso Negro, Gilberto dos Santos, reconhece a importância do Ouro Negro para a cultura local. “Se não fosse pelo Ouro Negro, os jovens não estariam nas ruas. O Bloco sempre marcou presença na Micareta de Feira, trazendo a diversidade do continente africano. Este ano, contamos com o apoio constante do governo da Bahia”, afirma.

Sandra Romã, participante do bloco desde sua fundação há 22 anos, compartilha a alegria de fazer parte do projeto que resgata a história ancestral do povo negro. “Os Blocos Afro carregam a essência da Micareta feirense. A história é contada e recontada várias vezes na avenida para destacar a grande importância que tem para nós”, ressalta.

O percussionista Kauan Rodrigues, 17, descobriu este ano o amor pela música e pelo bloco. “Hoje foi minha primeira apresentação e estou grato e realizado com nossa musicalidade na avenida”, diz ele.

Sorriso Negro - O Bloco foi fundado em 2002 com o intuito de preservar a cultura negra em nossa comunidade, incluindo a dança, o batuque dos tambores, as cores e a alegria. Nos desfiles de rua, o Bloco reverencia a beleza da cultura negra, das vestimentas com estampas afro, da dança, da música e do toque dos tambores, trazendo originalidade e tradição às apresentações.

Micareta de Feira é Ouro Negro - Com o maior investimento da história, R$15 milhões, o Programa Ouro Negro visa valorizar as entidades de matrizes africanas, promovendo o incentivo à cultura, arte e inclusão social. Na Micareta de Feira 2024, a iniciativa do Governo do Estado garante apoio a 16 blocos afros que desfilaram nos quatro dias de festa.

Micareta é Governo Presente - O Governo da Bahia está presente na Micareta de Feira 2024, a maior do Brasil. O homenageado do Governo na Micareta É Jorge de Angélica, grande ícone da música baiana e feirense, que faleceu em 2023 deixando grande legado na música e educação comunitária. Com valorização dos artistas locais e das entidades de matrizes africanas, o Governo democratiza ainda mais essa grande festa. Além de fortalecer a Cultura de Feira, ações de segurança pública, proteção aos direitos, saúde, trabalho e sustentabilidade, incentivo ao turismo e diversos serviços foram garantidos pelo Governo para que a folia seja curtida em paz e com muita alegria para todo mundo.Imagem removida.