[MICARETADEFEIRA2024] Acadêmicos de Feira exaltam a Cultura dos Povos Originários no Circuito Maneca Ferreira

29/04/2024

                                                             Foto: Ulisses Dumas
 

Vestidos com trajes vibrantes que evocam as cores das matas e adornos da cultura indígena, o Bloco Afro Cultural Acadêmicos de Feira exaltou a cultura dos detentores de conhecimento e tradições de um Brasil originário no final da tarde deste sábado, (20), na Micareta de Feira 2024.

A agremiação recebe apoio do Programa Ouro Negro, uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa)  e da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades e Tradicionais (Sepromi).

O professor de artes e coreógrafo do Bloco, Ronald Castro, ressaltou a relevância do Programa Ouro Negro. “O bloco destaca a ala indígena como parte do processo de valorização da cultura originária e da cultura de matriz africana. Graças ao apoio do Governo do Estado, estamos promovendo diversas iniciativas para fortalecer nossas tradições”, relatou

Acadêmicos de Feira - Fundado em 2007, no bairro de São João, o Bloco é reconhecido como um dos principais grupos de dança da região. Além dos desfiles, o Bloco oferece aulas gratuitas de dança afro e percussão para jovens do território.

Micareta de Feira é Ouro Negro - Com o maior investimento da história, R$15 milhões, o Programa Ouro Negro visa valorizar as entidades de matrizes africanas, promovendo o incentivo à cultura, arte e inclusão social. Na Micareta de Feira 2024, a iniciativa do Governo do Estado garante apoio a 16 blocos afros que desfilarão nos quatro dias de festa.

Micareta é Governo Presente – O Governo da Bahia está presente na Micareta de Feira 2024, a maior do Brasil. O homenageado do Governo na Micareta É Jorge de Angélica, grande ícone da música baiana e feirense, que faleceu em 2023 deixando grande legado na música e educação comunitária. Com valorização dos artistas locais e das entidades de matrizes africanas, o Governo democratiza ainda mais essa grande festa. Além de fortalecer a Cultura de Feira, ações de segurança pública, proteção aos direitos, saúde, trabalho e sustentabilidade, incentivo ao turismo e diversos serviços foram garantidos pelo Governo para que a folia seja curtida em paz e com muita alegria para todo mundo.