[MICARETADEFEIRA2024] Cortejo Moviafro traz alegria e ritmo ao Circuito Maneca Ferreira

29/04/2024

                                                               Foto: Joelma Antunes
 

Originário do Bairro Rua Nova, berço da cultura africana em Feira de Santana, o Moviafro desfilou pelo Circuito Maneca Ferreira, espalhando alegria, história e musicalidade. O Bloco se apresentou neste sábado (20) ao som da banda Samba Trator. Toda a magia e beleza apresentadas na Micareta de Feira contaram com o apoio do Programa Ouro Negro, uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e  e da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades e Tradicionais (Sepromi).

Segundo Val Conceição, presidente do Moviafro, o Ouro Negro é fundamental para promover a inclusão da cultura afro-brasileira, fortalecendo a resistência e ressignificando o Movimento Negro. “Somos gratos ao programa que incentiva e fornece todo o apoio para mantermos a tradição viva”, afirma.

Janete Bispo participa do bloco há 3 anos, mas esta é sua primeira vez se apresentando no cortejo. "É uma grande alegria fazer parte dessa família e contribuir para o fomento e divulgação de nossa cultura afro", declara.

O Moviafro é um movimento cultural com a missão de apoiar e realizar iniciativas voltadas para o desenvolvimento social, educacional, religioso, de lazer, artístico e cultural ao longo dos seis anos de atuação.

Micareta de Feira é Ouro Negro - Com o maior investimento da história, R$15 milhões, o Programa Ouro Negro visa valorizar as entidades de matrizes africanas, promovendo o incentivo à cultura, arte e inclusão social. Na Micareta de Feira 2024, a iniciativa do Governo do Estado garante apoio a 16 blocos afros que desfilarão nos quatro dias de festa.

Micareta é Governo Presente – O Governo da Bahia está presente na Micareta de Feira 2024, a maior do Brasil. O homenageado do Governo na Micareta É Jorge de Angélica, grande ícone da música baiana e feirense, que faleceu em 2023 deixando grande legado na música e educação comunitária. Com valorização dos artistas locais e das entidades de matrizes africanas, o Governo democratiza ainda mais essa grande festa. Além de fortalecer a Cultura de Feira, ações de segurança pública, proteção aos direitos, saúde, trabalho e sustentabilidade, incentivo ao turismo e diversos serviços foram garantidos pelo Governo para que a folia seja curtida em paz e com muita alegria para todo mundo.