[MICARETADEFEIRA2024] Grêmio Recreativo Nativos de Santana celebra a Cultura Afro no terceiro dia da Micareta de Feira

Foto: Joela Antunes

O desfile do Grêmio Recreativo Nativos de Santana foi uma grande festa popular em exaltação à cultura afro-brasileira no território feirense. O Bloco afro foi o primeiro a desfilar no Circuito Maneca Ferreira na tarde deste sábado (20), no terceiro dia da Micareta de Feira de Santana.

A entidade, que conta com o apoio do Programa Ouro Negro, uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades e Tradicionais (Sepromi), levou a alegria e o resgate da história e cultura de Feira de Santana. "Muito linda a apresentação do bloco, pois conta um pouco da história da cidade e a influência da cultura afro", afirmou Aline Mendes, 22, moradora de Amélia Rodrigues.

O presidente do Grêmio, Orlando dos Santos, mais conhecido como Mestre Orlando, à frente do bloco desde 1994, ressaltou que o Programa Ouro Negro possibilitou o desfile do bloco através do incentivo à cultura afro na cidade. "O apoio do Governo do Estado foi fundamental para o nosso desfile, que celebra não apenas a cultura local, mas também a religiosidade afro-brasileira, com o tema 'Jeje Nagô' na Micareta de Feira", ressaltou.

Sob o ritmo envolvente dos tambores, o desfile contou com a presença de porta-bandeiras, mestres-salas, baianas e diversas alas representando o folclore, a cultura sertaneja, a capoeira, a arte, a dança, as religiões de matriz africana e a cultura dos povos originários, proporcionando um verdadeiro espetáculo de diversidade e representatividade.

Para Adriane Sales, que desfila na Micareta de Feira há 29 anos, a participação na ala das baianas é uma forma de expressar seu sentimento de pertencimento e de dedicar sua vida à cultura afro. "É uma honra representar minha história neste projeto ao longo de quase três décadas", afirmou.

Micareta de Feira é Ouro Negro - Com o maior investimento da história, R$15 milhões, o Programa Ouro Negro visa valorizar as entidades de matrizes africanas, promovendo o incentivo à cultura, arte e inclusão social. Na Micareta de Feira 2024, a iniciativa do Governo do Estado garante apoio a 16 blocos afros que desfilarão nos quatro dias de festa.

Micareta é Governo Presente – O Governo da Bahia está presente na Micareta de Feira 2024, a maior do Brasil. O homenageado do Governo na Micareta É Jorge de Angélica, grande ícone da música baiana e feirense, que faleceu em 2023 deixando grande legado na música e educação comunitária. Com valorização dos artistas locais e das entidades de matrizes africanas, o Governo democratiza ainda mais essa grande festa. Além de fortalecer a Cultura de Feira, ações de segurança pública, proteção aos direitos, saúde, trabalho e sustentabilidade, incentivo ao turismo e diversos serviços foram garantidos pelo Governo para que a folia seja curtida em paz e com muita alegria para todo mundo.