[MICARETADEFEIRA2024] Banda Uh Baile canta a favela na Micareta de Feira

29/04/2024

                                                                       Foto: Erickson Araújo
 

Favela não é fake, favela é cria. Assim diz a letra de uma das músicas da banda feirense Uh Baile, última atração a se apresentar no Palco Alternativo do Governo do Estado na Micareta de Feira de Santana nesta sexta-feira (19). Com letras inspiradas na realidade da juventude periférica, o show agitou o público da folia e levou muita percussão e groove para o Circuito Maneca Ferreira.

Líder da banda Uh Baile, Vinícius Uh Black é o vocalista e compositor do grupo formado há seis anos. No repertório, os músicos cantaram uma combinação envolvente de ritmos que nasceram nas comunidades, como o pagotrap, hip hop e pagodão baiano, gêneros presentes nas faixas do novo álbum autoral 'Nem Te Conto'.

A música 'Favela Não é Fake' faz parte do Bloco Conceito do álbum, ou seja, um conjunto de músicas autorais que foge dos parâmetros tradicionais do pagode. As letras retratam a realidade do povo da periferia, abordando temas relevantes e emocionantes."Tomando esquadro quase todo dia. Respeito minha mãe, meu pai, minha filha. Calma, doutor, eu sou correria!", canta o artista na canção.

Para Uh Black, a arte é um meio de mudar as condições de vida da população negra no Brasil. "Hoje a música é muito mais do que uma distração. A música liberta, é uma terapia que nos tira da depressão. É um alimento que nutre a juventude. Por isso, eu gosto de fazer músicas conceituais, com palavras que não são comumente usadas no pagode", analisou o vocalista, que tem 27 anos de idade e mais de 11 de carreira, incluindo a trajetória solo.

Favela na folia - Natural de Feira de Santana, ele já morou na localidade do Parque Brasil e hoje vive no condomínio popular do Minha Casa, Minha Vida no Alto do Papagaio, assim como outros integrantes da banda. Em sua quarta apresentação na Micareta de Feira, o artista feirense demonstra muita dedicação à música e ao público, buscando entregar representatividade e inspiração principalmente para os jovens da periferia que o acompanham.

O cantor também enfatizou a importância de promover a paz, o respeito e a consideração entre diferentes classes, raças e gêneros para combater os preconceitos da sociedade. Nesse sentido, Uh Black parabenizou o apoio do Governo do Estado, que valoriza artistas locais na Micareta de Feira e dá voz a esses talentos da terra. "Nunca houve um espaço exclusivo para a gente. Nós de pele preta somos excluídos, então esse projeto do Governo nos dá voz e faz com que a gente acredite no nosso sonho. Ainda estamos criando nosso legado e nosso público, por isso é muito importante ter esse espaço", analisou Vinícius.

Entre o público que curtia a apresentação da banda, a supervisora de vendas Nella Senna chamou atenção metendo dança com muito requebrado e animação. "Esse show representa as baianas que gostam de um pagodão como eu. Não tem jeito, está no sangue do baiano. É um momento que representa vida pra mim", comentou a jovem ao refletir sobre o impacto do movimento musical na autoestima da população da periferia das cidades.

Iniciativa do Governo do Estado na Micareta de Feira, o Palco Alternativo tem o objetivo de valorizar artistas locais e está localizado no final do circuito Maneca Ferreira. Além do Uh Baile, no segundo dia de folia o espaço recebeu atrações como a banda Kteretê, Karol Pereyr, Felipe Muniz e Alan Emmanuel, Marcia Porto, Dan Valente, Lancinho, Camutiê e Pagonejo.

Micareta é Governo Presente – O Governo da Bahia está presente na Micareta de Feira 2024, a maior do Brasil. O homenageado do Governo na Micareta É Jorge de Angélica, grande ícone da música baiana e feirense, que faleceu em 2023 deixando grande legado na música e educação comunitária. Com valorização dos artistas locais e das entidades de matrizes africanas, o Governo democratiza ainda mais essa grande festa. Além de fortalecer a Cultura de Feira, ações de segurança pública, proteção aos direitos, saúde, trabalho e sustentabilidade, incentivo ao turismo e diversos serviços foram garantidos pelo Governo para que a folia seja curtida em paz e com muita alegria para todo mundo.