[MICARETADEFEIRA2024] Tradição e inclusão social marcam desfile do Bloco Muzembela na Micareta de Feira

29/04/2024

                                                                         Foto: Joelma Antunes
 

A sincronicidade das batidas na marcação e a alegria dos jovens percussionistas saudaram a chegada do tradicional  na tarde desta sexta-feira (19) na Micareta de Feira de Santana. A entidade pioneira no bairro Rua Nova também faz parte dos blocos afros que recebem o apoio do Programa Ouro Negro, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Para o presidente do Muzembela, Jorge dos Santos, o Programa Ouro Negro contempla não apenas a cultura afro, mas também promove a inclusão de crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Sou muito grato por contar com o apoio do Ouro Negro, se hoje não tivéssemos esse incentivo, dificilmente conseguiríamos desfilar no Circuito com tanto entusiasmo”, diz.

O adolescente Levi Samuel, 15, e participante do projeto há três anos, fala com propriedade sobre a evolução e paixão pela arte e cultura afro. “Quando iniciei no projeto, não tinha a certeza que hoje tenho em querer crescer na música. É uma honra e felicidade participar e conhecer mais da minha história ancestral”, afirma.

O maestro Gabriel dos Santos, 24, toca há 10 anos no Muzembela, mas iniciou no bloco como aluno e já conta com cerca de 10 participações na Micareta de Feira. “Comecei como aluno e hoje, após minha evolução, estou à frente do bloco, ensinando e incentivando outros jovens. Sinto muita felicidade em fazer parte desse projeto identitário”, ressalta.

O diretor coreográfico da ala de dança afro, Givanildo Neres, explicou que este ano ficou marcado na história do bloco, pois trouxe o contexto do brilho das mulheres negras, na perspectiva de honrar a beleza feminina negra. “Nossa ala é representada pelas cores vibrantes e pelos movimentos fortes e intensos, como a beleza das mulheres negras. Enaltecer esse símbolo com muita autenticidade traz o sentimento de dever cumprido”, avalia.

Sobre o Bloco - O bloco desenvolve há 17 anos o projeto que contempla a comunidade, focando na inclusão social e na educação de crianças que vivem em vulnerabilidade social. O Afro Muzembela é o maior bloco com o maior número de títulos consecutivos em Feira de Santana.

Micareta de Feira é Ouro Negro - Com o maior investimento da história, R$15 milhões, o Programa Ouro Negro visa valorizar as entidades de matrizes africanas, promovendo o incentivo à cultura, arte e inclusão social. Na Micareta de Feira 2024, a iniciativa do Governo do Estado garante apoio a 16 blocos afros que desfilarão nos quatro dias de festa.

Micareta é Governo Presente – O Governo da Bahia está presente na Micareta de Feira 2024, a maior do Brasil. O homenageado do Governo na Micareta É Jorge de Angélica, grande ícone da música baiana e feirense, que faleceu em 2023 deixando grande legado na música e educação comunitária. Com valorização dos artistas locais e das entidades de matrizes africanas, o Governo democratiza ainda mais essa grande festa. Além de fortalecer a Cultura de Feira, ações de segurança pública, proteção aos direitos, saúde, trabalho e sustentabilidade, incentivo ao turismo e diversos serviços foram garantidos pelo Governo para que a folia seja curtida em paz e com muita alegria para todo mundo.