[MICARETADEFEIRA2024] Bloco Filhos de Oxalá celebra a Cultura Afro na Micareta de Feira

29/04/2024

                                                                   Foto: Joelma Antunes
 

Sob os batuques que ecoam a cultura afro, o Bloco Filhos de Oxalá brilhou na tarde desta sexta-feira (19), no segundo dia da Micareta de Feira de Santana 2024. Fundado nos anos 90, o bloco, que carrega a identidade ancestral, conta com o apoio do Programa Ouro Negro, promovido pelo Governo do Estado por meio Secretaria de Cultura e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Comunidades e Povos Tradicionais

Neste ano, o bloco homenageia os Iaôs por meio da dança de matriz africana. A professora Mari Falcão enfatiza que os movimentos e a alegria dos integrantes mantêm viva a cultura. "É a tradição e a representatividade negra manifestadas por meio da dança. O Programa Ouro Negro nos proporciona a sustentabilidade deste projeto tão belo", afirma.

                                                           Fotos: Joelma Antunes

Para Jessica Lima, 29, fazer parte do projeto é uma gratificação. "É algo que me completa e me representa. O bloco faz parte da minha história, da minha luta e resistência, e simboliza muito levar a dança afro para a avenida", declara.

O coordenador coreógrafo da ala, Edy Cultura, ressalta que o Ouro Negro fortalece e incentiva a cultura afro na cidade. "Expressamos nossa imensa gratidão pelo apoio do Governo do Estado por meio do Programa Ouro Negro. Este incentivo é de extrema importância para aqueles que acreditam na manutenção da cultura de resistência", destaca.

 Filhos de Oxalá

O Bloco é um Movimento Cultural que se destaca por realizar atividades socioculturais abrangendo toda a população, desenvolvendo além da cultura de matriz africana, atividades esportivas como a capoeira. As atividades sociais, educativas e culturais da instituição ocorrem ao longo do ano, sendo fortalecidas e consolidadas a cada ano. No entanto, é durante a Micareta de Feira de Santana que a comunidade atendida pelo projeto exalta a beleza dos ritos e costumes da cultura promovida pelo Bloco.