[MICARETADEFEIRA2024] Filhos de Gandhy puxa trio sem cordas no primeiro dia da Micareta de Feira

29/04/2024

[MICARETADEFEIRA2024] Filhos de Gandhy puxa trio sem cordas no primeiro dia da Micareta de Feira


Foto: Erickson Araújo
 

 

As indumentárias brancas e azuis, o toque dos tambores e agogôs e as vozes entoando músicas populares da cultura afro-brasileira anunciaram a passagem do tradicional Afoxé Filhos de Gandhy no primeiro dia da Micareta de Feira de Santana. Reconhecido como uma das principais manifestações culturais da Bahia, o grupo faz parte da programação de atrações apoiadas pelo Governo do Estado para participar da festa.

Formado apenas por homens, em sua maioria ligados à religiões de matrizes africanas, o grupo animou os foliões desta quinta-feira (18) com o Ijexá, ritmo musical que teve origem nos cultos religiosos Iorubás. O desfile do afoxé levou para o Circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra, uma mensagem de boas energias, paz, amor e fraternidade.


Fotos: Erickson Araújo

Integrante do grupo desde dezembro do ano passado, Júnior Rasta destacou a alegria de se apresentar pela primeira vez em sua cidade como cantor do Filhos de Gandhy. “Para mim tem um sabor a mais porque sou feirense e estou estreando no Gandhy na minha cidade. A gente preparou um repertório muito especial para essa festa maravilhosa. Meu desejo para a Micareta de Feira é que seja uma festa de muita paz, amor, alegria e diversão”, revelou o artista.

Já o vice-presidente do Afoxé, Ildo Souza, ressaltou a importância do grupo na festa. “O Filhos de Gandhy participa há 25 anos dessa Micareta. É muito importante para nós estar tanto tempo na Micareta trazendo nosso ijexá, esse ritmo contagiante, mais uma vez para as ruas”, disse.

Foto: Erickson Araújo

Micareta é Governo Presente – O Governo da Bahia está presente na Micareta de Feira 2024, a maior do Brasil. O homenageado do Governo na Micareta É Jorge de Angélica, grande ícone da música baiana e feirense, que faleceu em 2023 deixando grande legado na música e educação comunitária. Com valorização dos artistas locais e das entidades de matrizes africanas, o Governo democratiza ainda mais essa grande festa. Além de fortalecer a Cultura de Feira, ações de segurança pública, proteção aos direitos, saúde, trabalho e sustentabilidade, incentivo ao turismo e diversos serviços foram garantidos pelo Governo para que a folia seja curtida em paz e com muita alegria para todo mundo.