Verão nos Museus do IPAC encerra mais uma temporada com grandes destaques na programação

Foto: Fernando Barbosa / IPAC

Mais uma temporada do Verão dos Museus do IPAC está terminando. O programa é realizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa). Aproveite o final da estação para desfrutar das atividades e visitar as exposições antes que saiam de cartaz.

No Museu de Arte da Moderna (MAM), fica aberta até este domingo (03) a exposição "entreATOS III Fotografias acervo do MAM", um conjunto fotográfico de estilos variados de autoria de artistas, em sua maioria baianos. A exposição destaca a diversidade e a riqueza do acervo fotográfico do MAM Bahia, que abrange obras dos renomados Pierre Verger e Mário Cravo Neto até as produções contemporâneas de Adriano Machado e Amanda Tropicana - talentos fotógrafos baianos em ascensão. Em exibição até o final do mês, a exposição "Walter Firmo: No verbo do silêncio, a síntese do grito", reúne mais de 260 obras produzidas pelo fotógrafo. Imagens do cotidiano, festas populares e religiosas, e rituais retratam e enaltecem a cultura negra no Brasil.

Ao longo do verão, quem visitou o Museu pôde compartilhar momentos marcados por muita música boa, como a tradicional Jam no MAM – que continua suas edições mensalmente -, o Samba Djanira, com a cantora Illy e os encontros de Sound System da Dub no MAM, eventos que levaram ao Pátio Pôr do Sol muita cor e diversidade, deixando ainda mais bonita uma paisagem encantadora. Neste domingo (03), a festa fica por conta da cantora Mariene de Castro, com o show "Santo de Casa". O evento tem início previsto para as 18h e a entrada é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Já no Museu de Arte da Bahia (MAB), fica disponível até o dia 10 de março a exposição do “9º Prêmio de Fotografia Pierre Verger”, promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). A premiação, uma das mais importantes do país, visa ampliar o panorama da fotografia brasileira, destacando sua diversidade de olhares e reafirmando seu papel como um espaço de múltiplos significados. Para esta edição, a seleção de obras vai além dos requisitos de técnica e composição, incorporando uma consciência política, subjetiva, ambiental e identitária. Ademais, quem visitar o MAB neste final de semana terá ainda a oportunidade de conhecer as esculturas da exposição "Rodin e seus amigos" e participar, via inscrições prévias, da "Oficina: a voz DESEJANTE", que trabalhará técnicas de expressões vocais, contatos e improvisação.

No Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA), quem está se despedindo junto ao Verão nos Museus do IPAC é a exposição "Agô", do artista baiano Ayrson Heráclito. A exposição apresenta uma série de trabalhos que valorizam e ressignificam pilares filosóficos, estéticos, artísticos e culturais da herança afro-diaspórica na Bahia. A Mostra inclui fotografias da série "Bori", retratos de oferendas para divindades afro-baianas. Ayrson, reconhecido como um dos principais nomes da arte contemporânea no Brasil, demonstra sua versatilidade artística por meio de diferentes linguagens, desde a pintura até a performance, refletindo sobre a poética dos materiais, implicações políticas e a relação entre espiritualidade e arte contemporânea. A exposição encerra sua temporada de sucesso neste domingo (03) após receber mais de 52 mil visitantes.

Também neste fim de semana, os visitantes poderão aproveitar a visita guiada às exposições do MAC_BAHIA, que acontecem sempre às 16h. Além disso, estão em exibição o Acervo do MAC, a Galeria Muro e as intervenções do coletivo GIA, com a ocupação “Mas É Carnaval”. No domingo, quem é adepto a uma rotina de bem-estar poderá aproveitar o projeto “Amanhecer com Yoga” por Carla Dantas, dentro do programa “Amanhecer no MAC”, às 08h, a tarde as crianças vão aproveitar o fim dos dias de descanso para curtir as brincadeiras da Recreação Infantil, a partir das 16h.

Encerrando um fim de semana cheio, um passeio pelo Pelourinho nos leva ao Centro Cultural Solar Ferrão, onde se encontra em cartaz a exposição "Máscaras". Além disso, o Centro recebeu neste verão a ocupação "Casa Batekoo", com uma programação diversa, desde shows, oficinas, produção de conteúdo e intervenções artísticas.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - O IPAC é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.