Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT)

Responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas relacionadas com a Territorialização da Cultura. Suas ações e projetos são realizados de forma participativa, articulada e transparente, em parceria com as instituições públicas, privadas e sociedade civil, para benefício da comunidade, respeitando a diversidade dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Suas linhas de ações são desenvolvidas por três diretorias:

Diretoria de Cidadania Cultural – DCC

A DCC trabalha pela consolidação da cidadania cultural, para garantir a ampliação do acesso público aos meios de produção, circulação e fruição cultural. Esse trabalho é feito em alinhamento com as políticas do Ministério da Cultura, no desenvolvimento e efetivação de direitos culturais, através do programa Cultura Viva, criado em 2004. A principal área de atuação é a sistematização de procedimentos estratégicos para otimizar as ações de articulação, formação e acompanhamento dos Pontos e Pontinhos de Cultura.

Blog Ponto a Ponto Bahia

Diretoria de Espaços Culturais – DEC

Objetiva gerir, manter e administrar uma rede de 17 equipamentos culturais da SecultBA, localizados em 12 Territórios de Identidade da Bahia, para proporcionar estrutura adequada, gestões participativas e programações regulares, incentivando interações entre identidades territoriais e globais. Atua na promoção, gestão e difusão da arte nesses territórios, através de editais, credenciamento de artistas, festivais em várias linguagens, entre outras ações, assim dinamizando a fluidez cultural e incentivando a produção artística.

Blog dos Espaços Culturais

Diretoria de Territorialização da Cultura – DTC

Tem por objetivo efetivar a política de territorialização da cultura, por meio da ampliação e aperfeiçoamento da atuação dos Representantes Territoriais da Cultura, do acompanhamento sistemático das ações de fomento e pela consolidação da participação social através das Conferências, Fóruns e Redes consolidados. Neste sentido, a diretoria apoia os municípios baianos na implantação dos seus Sistemas Municipais de Cultura, englobando ações de estímulo à integração dos agentes culturais municipais de cada um dos 27 Territórios de Identidade.

Blog de Territorialização da Cultura

Superintendente: