Definidos os classificados às oitavas da Copa 2 de Julho de 2024

06/07/2024

Bahia empata com o Santa Rita de Cássia e é o único time da elite que não passou de fase

Copa 2 de Julho. Créditos: João Ubaldo/Ascom Sudesb.

A fase de grupos da etapa nacional da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 de 2024 chegou ao fim neste sábado, 06. Com isso, os 16 times classificados às oitavas de final já estão definidos e se preparando para entrar em campo na segunda-feira, 08, após um dia de folga. Dentre eles, as principais forças do cenário nacional, em sua maioria, confirmaram o favoritismo junto à Seleção Brasileira e algumas surpresas do estado.

A bola rola a partir das 9h em cinco estádios espalhados em quatro cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo Baiano. A Copa 2 de Julho é organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o apoio do Ministério do Esporte, da Federação Bahiana de Futebol e da Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP).

Jogo do Botafogo no Centro de Treinamento do Vitória pela Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Sudesb.

Classificados – A Seleção Brasileira, que já estava classificada, viu seu principal adversário no grupo A, o atual campeão Atlético-MG, se juntar e passar de fase. Eles enfrentam na próxima fase os dois melhores times em pontuação do grupo B: o líder Athletico Paranaense e o vice-líder Vasco, ambos com 10 pontos. A equipe baiana do interior Ruy Barbosa não conseguiu beliscar uma vaga na última rodada da fase de grupos.

Além destes grandes times do cenário nacional, o Palmeiras, no grupo H, e o Fortaleza, no grupo C também se classificaram, ambos como primeiro do grupo. Botafogo-RJ; Comercial, do Maranhão; Goiás; Treze, da Paraíba; e a Seleção Sergipana são os demais times de fora do estado entre os 16 classificados às oitavas.

Fortaleza e Goiás ganharam por 2x0 na última rodada disputada no Estádio Municipal de Lauro de Freitas e enfrentam os times advindos do grupo D, que foi liderado pela Seleção Sergipana, que enfrenta o Goiás. No grupo G, o Comercial e o Treze ultrapassaram o time da casa, a Seleção de Cachoeira, com os resultados da rodada disputada no Estádio Municipal de Cachoeira na tarde deste sábado, 06.

Partida no Estádio Municipal de Cachoeira da Copa 2 de Julho. Créditos: João Ubaldo/Ascom Sudesb.

Baianos – Dentre os 16 times, cinco serão baianos. O Estrela de Março, que já estava classificado, e o Galícia fizeram a dobradinha baiana no grupo F. A equipe granadina sub-15 não jogou, mas agradeceu a derrota do ABC, do Rio Grande do Norte, por 1x0 para o Aurelino Leal, que já não tinha chances de classificação. O Estrela ficou no empate contra o Castro Alves por 1x1. As partidas aconteceram nesta tarde no Estádio de Pituaçu.

O Vitória também terminou na primeira posição do seu grupo mesmo sem atuar neste sábado, 06. O time somou 10 pontos, um a mais que o vice-líder Botafogo-RJ, que ganhou na disputa direta pela vaga contra o Conquista, que veio da fase regional da competição.

Jogo do Botafogo no Centro de Treinamento do Vitória pela Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Sudesb.

No entanto, duas equipes, que vieram destas primeiras disputas em 16 zonais, que contemplaram 256 times de todos os Territórios de Identidade do estado, não bateram na trave. O Itabuna ficou em segundo lugar no grupo D, empatado em pontos com o líder – Seleção Sergipana – e em tudo com o Jacuipense, exceto pelo número de cartões, que colocou a equipe de Riachão de Jacuípe para trás após os jogos no campo do Wet’n Wild.

Bahia fora – A outra equipe classificada foi o Santa Rita de Cássia. Mesmo jogando em casa, no Centro de Treinamento do Bahia, em Dias D’Ávila, o tricolor baiano apenas empatou com o time do oeste do estado, precisando vencer para passar de fase, e foi a única equipe sub-15 de times que estão na elite nacional a não se classificar.

Jogo do Bahia pela Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Sudesb.

Esse é o segundo ano consecutivo do Santa Rita nas oitavas da Copa 2. Ano passado, o time chamou a atenção com grandes talentos, inclusive com um jogador que foi para o Atlético-MG e está disputando a edição deste ano pela Seleção Brasileira, Gabriel Veneno. 

O Palmeiras foi o líder com 100% de aproveitamento e 12 pontos, seguido pelo Santa Rita com 7 e Bahia com 5. Confira os resultados da quinta rodada e os jogos das oitavas abaixo, com a tabela completa disponível no blog https://copa2dejulhodefutebol.blogspot.com/:

Resultados da quinta rodada (06/07):

Grupo A – Estádio de Pituaçu:

Gavião Kyikatejê 2 x 0 Eunápolis 

Atlético-MG 6 x 0 Santanópolis

Grupo B – CT de Mata de São João:

Vasco-RJ 7 x 0 Guanambi 

Atlhetico-PR 13 x 0 Ruy Barbosa

Grupo C – Estádio Municipal de Lauro de Freitas:

Goiás 2 x 0 Barra 

Fortaleza-CE 2 x 0 Canarana

Grupo D – Wet’n Wild:

Seleção Sergipana 1 x 1 Itabuna

Brausa-EUA 1 x 0 Paulo Afonso 

Grupo E – CT do Vitória:

Botafogo-RJ 3 x 0 Conquista

Bolívia 2022-BOL 4 x 1 Sento Sé

Grupo F – Estádio de Pituaçu:

ABC-RN 0 x 1 Aurelino Leal

Estrela de Março 1 x 1 Castro Alves

Grupo G – Estádio Municipal de Cachoeira:

Treze-PB 3 x 0 Brumado

Comercial-MA 0 x 0 Riachão do Jacuípe

Grupo H – CT do Bahia:

Redenção 0 x 1 Capim Grosso

Bahia 1 x 1 Santa Rita de Cássia 

Partida no Estádio Municipal de Cachoeira da Copa 2 de Julho. Créditos: João Ubaldo/Ascom Sudesb.

Jogos das Oitavas (08/07):

10h30 – Seleção Brasileira x Vasco-RJ, no Estádio de Pituaçu, Salvador;

15h – Athletico-PR x Atlético-MG, no CT de Praia do Forte, em Mata de São João;

15h – Fortaleza-CE x Itabuna, no Estádio Municipal de Lauro de Freitas;

14h – Seleção Sergipana x Goiás, no Estádio de Pituaçu, em Salvador;

15h – Vitória x Galícia, no CT do Vitória, em Salvador;

9h – Estrela de Março x Botafogo-RJ, no Estádio de Pituaçu, em Salvador;

10h30 – Comercial-MA x Santa Rita de Cássia, no Estádio Municipal de Cachoeira;

15h30 – Palmeiras-SP x Treze-PB, no Estádio de Pituaçu, em Salvador.

Jogo no Centro de Treinamento do Vitória pela Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Sudesb.

Ascom Sudesb

Maurício Viana