Governo da Bahia apresenta série de atividades para a semana do Meio Ambiente

01/06/2024

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizará uma série de atividades durante toda a semana. O objetivo é marcar a gestão ambiental com ações e atividades focadas no fortalecimento do tema, tratado como prioridade pelo governo.

Na segunda-feira (3), no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan), às 14h, a pasta ambiental participará da apresentação do Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da Baía de Todos-os-Santos (BTS) durante uma reunião com representantes do Grupo de Trabalho (GT). A ideia é apresentar um balanço de tudo o que foi feito, além das propostas e objetivos desenvolvidos pelo Comitê. Também no mesmo dia, na sede da Sema, serão retomadas as reuniões da Câmara de Compensação Ambiental.

Seguindo com as atividades de reintrodução de animais resgatados ou recebidos por meio de entrega voluntária, o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) realizará mais uma soltura no município de Entre Rios e outra Em Barro Preto, Sul da Bahia. No subúrbio ferroviário, em Ilha de Maré, técnicos do Inema realizarão uma atividade de educação ambiental com a entrega de calendários ilustrados com datas específicas sobre o defeso de espécies marinhas. Já o município de Vera Cruz será palco do plantio de corais na ilha Vera Cruz, em Mar Grande.

Com inscrições limitadas, que serão divulgadas de forma prévia, o Zoológico de Salvador realizará uma edição especial do Zoo Noturno, um passeio específico que proporciona ao público uma experiência diferente no parque. Para garantir o bem-estar dos animais, a visita é adaptada para ambientes com pouca luz, permitindo que os visitantes observem, conheçam e respeitem os animais de hábito noturno.

Encerrando a Caravana Bahia Sem Fogo na região Oeste da Bahia, por meio do GT liderado pela Sema, será realizado na mesma semana o encerramento das atividades socioeducativas do programa que percorreu 13 cidades. Serão realizadas palestras, reuniões de escutas com prefeituras, secretarias e entrevistas em veículos de mídia da região.

Entre os dias 6 e 7 de junho, no auditório do SENAI/CETIND, no município de Lauro de Freitas, será realizado um seminário em alusão à Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de apresentar e discutir as principais temáticas socioambientais do território da Unidade de Conservação, a exemplo de políticas públicas, iniciativas de organizações sociais e do setor produtivo.

Aberta ao público de 5 a 12 de junho, com entrada gratuita, a Biblioteca do Meio Ambiente Milton Santos, na Biblioteca Central do Estado da Bahia, sediará uma exposição especial sobre as tartarugas marinhas do Projeto Tamar. A mostra é fruto de uma parceria entre a Sema, Inema, Secretaria de Cultura (Secult) e a Fundação Pedro Calmon.

O Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia) também terá um lugar especial na semana do meio ambiente. Entre os eventos do projeto, será lançado no município de Ibicoara materiais focados na educação ambiental para serem utilizados em estudos e pesquisas em atividades ambientais. Todos os materiais foram produzidos com a participação das comunidades durante o curso de Formação de Mobilizadores, realizado pelo PAT entre agosto e outubro de 2023.

Foto: João Raimundo/Ascom Sema