Sala de Cinema Walter da Silveira exibe documentário produzido durante curso gratuito para jovens negros de Salvador

01/07/2024
f
Foto: Divulgação

Fruto de projeto de capacitação profissional oferecido pelo Espro, filme sobre consciência racial estreia no dia 5 de julho, com entrada franca

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade sem fins lucrativos que há 45 anos apoia a inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, promove, no dia 05 de julho (sexta-feira), o lançamento do documentário Tornar-se Negro. Desenvolvido por participantes de um curso gratuito de capacitação profissional com vagas afirmativas para jovens negros de Salvador, o filme terá exibição aberta ao público, com entrada franca, às 11h, na Sala de Cinema Walter da Silveira, gerida pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

O documentário foi idealizado como atividade prática para um curso focado na capacitação para trabalho no mercado audiovisual. Vinte e cinco jovens atuaram nas diversas etapas de produção da obra, desde a concepção do roteiro até a montagem e pós-produção. A turma foi a primeira do Espro dedicada a participantes negros na Bahia. Iniciativas com o mesmo propósito afirmativo em diversas áreas já ocorreram em municípios de estados como São Paulo, Pará, Pernambuco e Minas Gerais.

Na cidade que tem a maior população negra do mundo fora da África (mais de 80% dos soteropolitanos se declaram pretos ou pardos, segundo o Censo do IBGE de 2022), o curso buscou aliar a capacitação audiovisual com o fortalecimento da consciência da negritude entre os participantes. “Tem toda uma complexidade que nós experimentamos como situação de vida, porque muitos dos jovens do curso nunca tinham pensado sobre a questão racial”, comenta Marcelo Reis, instrutor da turma e responsável pela direção do documentário.

Livro como norte
Tanto o filme quanto o curso tomaram como base conceitual o livro Tornar-se negro: ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social, da psiquiatra e psicanalista baiana Neusa Santos Souza (1948-2008). A obra da autora é referência sobre os aspectos sociológicos e psicanalíticos da negritude, inaugurando o debate contemporâneo e analítico sobre o racismo no Brasil.

Com a tomada de consciência racial como ponto de partida, o documentário traz depoimentos dos próprios jovens e também de convidados, vistos como referências tanto para os jovens que passaram pelo curso quanto pela comunidade negra baiana. Entre eles estão Creuza Oliveira, líder e ativista pela causa trabalhista das trabalhadoras domésticas; Ubiraci Carlúcio (mais conhecido como Professor Bira), geógrafo, palestrante e mestre em educação; e Mamadou Gaye, o Cônsul Honorário da França na Bahia.

O curso de capacitação faz parte do projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) do Espro, que oferece cursos em todo o Brasil para adolescentes e jovens dispostos a ingressar no mundo do trabalho, mas que ainda não se sentem suficientemente preparados para este momento. Os treinamentos, gratuitos, contemplam desde conteúdos sobre habilidades comportamentais até competências técnicas específicas, de acordo com a área de ênfase da formação. Os cursos são oferecidos de maneira independente pelo Espro ou em parceria com empresas, podendo ser personalizados para atender à vocação ou a objetivos de agendas de ESG e responsabilidade social das organizações.

Serviço: documentário Tornar-se negro

Data e horário: 05 de julho (sexta-feira), às 11h.

Local: Sala de Cinema Walter da Silveira - R. Gen. Labatut, 27 - Barris, Salvador - BA.

Valor: gratuito. Ingresso a ser retirado no local (vagas limitadas de acordo com a capacidade da sala).

Sobre o Espro

O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade contribui com cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em 45 anos de existência, a entidade encaminhou 580 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,2 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.

As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.

O Espro tem 8 filiais e 55 unidades de atendimento regionais espalhadas pelo Brasil, alcançando 1.067 municípios, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).